Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

sábado, 15 de setembro de 2018

PERFIL DE DRANCE AMORIM


Nasceu em Feira de Santana, Bahia, no dia 24 de março de 1924. Filho de Targino Amorim, natural de Coração de Maria e de Clolina Mattos de Amorim, feirense. Aos três meses de idade vai morar em Recife.
Estudou no Ginásio Santanópolis em 1938.
Concluiu seus estudos, formando-se em Medicina na Faculdade da Universidade Federal de Pernambuco, em Recife.
Médico cirurgião do Hospital Português, em Salvador. Montou a 1ª TV do Recife e Norte e Nordeste com tecnologia totalmente nacional. Serviu o exército CPOR (Centro de Preparação de Oficiais da Reserva), tendo recebido diversas condecorações e moções.
Novamente em Feira e Santana casa-se com a prima Sônia Mattos Amorim e retorna a Recife.
Com o programa de Desenvolvimento Tecnológico dos Estados Unidos, em 1965 teve seu nome indicado e aprovado para residir lá com toda a família, num convite oficial da Casa Branca. Nos Estados Unidos trabalhou na NASA, (National Aeronautics and Space Administration), desenvolvendo programas com robótica, que era sua grande paixão.
Especializou-se em Engenharia Eletrônica e desenvolveu o 1º Audiômetro de Respostas Evocadas, que lhe rendeu o então chamado R100 (Prêmio conferido aos 100 melhores cientistas do mundo).
Em meados de 1969 e 1970, volta ao Brasil com a família, trazido pelo Itamarati e fixa residência no Rio de Janeiro. Anos depois retorna a Feira de Santana, fixando residência em sua cidade natal.

Desenvolveu um projeto denominado ECNRAD Pesquisas e Desenvolvimento Ltda. Em que algumas emissoras em Feira de Santana tiveram por parte do Dr. Drance Amorim, o seu trabalho e as suas ações empreendidas nessa área, que foi a primeira pessoa a desenvolver equipamentos na área de transmissores de FM estéreo com "know how" 100% brasileiro, em Feira de Santana, inclusive, foi o idealizador do transmissor da FM Princesa, que opera hoje como Rádio Princesa com uma capacidade de gerar informações para uma região de mais de 50 municípios.
Prestou serviços para a TV e Rádio Educadora, produziu a Central Horária do Observatório Astronômico Antares, onde foi Diretor Científico.
Trabalhou no Hospital D. Pedro de Alcântara como Médico Cirurgião Geral. Foi convidado pelo governo da Bahia para desenvolver programas no CEPED (Centro de Pesquisas e Desenvolvimento do Estado da Bahia). Aposentou-se em Camaçari como Diretor do DEA (Departamento de Eletrônica Aplicada).
Lutou também pelo meio ambiente em Feira de Santana e região. Foi uma das pessoas que desenvolveu uma campanha muito grande contra uma empresa poluidora, a QGN, em Feira de Santana, com ações na Justiça, enfrentando, naquele tempo, em condições muito difíceis, a situação da poluição promovida pelos gases liberados por aquela empresa.
Foi também escritor com vários artigos publicados em jornais do nosso Estado.
Faleceu em 05 de maio de 2007, aos 83 anos de idade. Por solicitação dele próprio, o seu corpo foi cremado em Salvador.

Feira de Santana perde este ilustre filho, que elevou a sua cidade natal por onde andou e a deixou marcada nas páginas da história. Um homem que amou a terra e amou a vida e a viveu com toda intensidade. Gostava da boa música, das coisas simples e da boa conversa. Tocava diversos instrumentos, inclusive sax e violino. Era poliglota com fluência escrita e falada de mais de 9 idiomas, inclusive francês, russo, espanhol, holandês e árabe. Era piloto de aviação e proprietário de um avião de 4 lugares.
Homem humilde que não se envaideceu com as honrarias que recebeu. Admirava a simplicidade e a ética. Seu temperamento forte aflorava, quando observava as injustiças e a imoralidade dos atos e dos fatos. Indignava-se com a impunidade.
Drance Amorim deixou viúva, sua esposa Sônia Mattos Amorim, seis filhos e oito netos, que guardam em seus corações e em memórias a figura de um homem sábio que serviu à humanidade com maestria e brilhantismo, colocando os interesses humanitários acima de quaisquer outros.
A riqueza de bens materiais nunca fez parte de seus ideais ou interesses. Partiu com dignidade e nobreza. Foi um homem extremamente credor da existência de um Deus supremo e soberano e sobre o qual tinha conceitos bem definidos e inabaláveis.
No dia O4 de junho de 2011, foi inaugurado o Centro Digital Municipal Dr. Drance Mattos de Amorim, no bairro das Baraúnas, pela iniciativa do prefeito Dr. Tarcísio Suzart Pimenta Junior, num reconhecimento público da vida e obra deste Cidadão de fato e de direito.

Fonte: Oliveira, Lélia Vitor Fernandes de “Anjos de cabeceiras”.

Um comentário:

Filme do Santanopolis dos anos 60