Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

segunda-feira, 10 de setembro de 2018

AS CASAS MORTUÁRIAS DE FEIRA DE SANTANA



Alguns dados históricos, de eventos fúnebres em nossa cidade.

A primeira “Casa Mortuária” que tenho conhecimento existente em Feira de Santana, é de “A. BRITTO”, em janeiro de 1934 colocou anuncio no jornal “Folha do Norte” (ver anúncio). Este reclame traz uma série de incertezas para a verdade histórica: localização, indica estar situada na Rua General Osório, atualmente Marechal Deodoro[1], nº46. A General Osório hoje fica no bairro da Cidade Nova, inexistente na época. Até então tinha-se como primeira casa mortuária em que seu proprietário era conhecido por “Minininho”, localizada na Rua Marechal Deodoro, também não sei o nome de batismo de Minininho, de acordo com Adilson Simas, o pai dele era João Alves da Costa, nome da rua dos contadores, consequentemente o sobrenome de Minininho não era Britto, como o dono do anúncio. Pela coincidência da localização das duas casas mortuárias, e épocas próximas, na mesma rua, suspeitamos que a “ Funerária Minininho” tenha sido sucessora da “A. Britto”.
Logo a seguir, na década de quarenta, foi fundada a casa mortuária do Delegado Badé, Manoel Lima Teixeira, existente até hoje, na av. Sampaio, administrada por Robson, seu neto. Tivemos por curto espaço de tempo a Funerária Azevedo, na praça da Bandeira. E finalmente das empresas do ramo mortuário antigo a de Durval.
Atualmente temos empresas modernas algumas com cemitério próprio, local para velório, plano de pagamento antecipado, até ônibus para acompanhante.

Casos interessantes:

No enterro de Arnold Silva pessoa relevante na sociedade, com grande acompanhamento, o radialista Ligosa possuía um veículo de propaganda, descrevendo o féretro em direção ao Cemitério disse o seguinte: “o enterro do ex-prefeito de Feira de Santana, Arnold Silva é um fato inédito...”
Logo após a inauguração da Radio Sociedade de Feira de Santana, alguns Santanopolitanos se cotizaram, para pagar anuncio da Funerária de Minininho, sem ele saber, por brincadeira de gosto discutível. Lembro de alguns slogans, “Minininho esta pertinho do céu”; “caixões com tampa de cortiça e fundo de aço, para maior conforto e durabilidade” e anteciparam os programas de hoje, anunciando promoção “adquira dois caixões para você e sua esposa com abatimento”. Deu bafafá.



[1] O Historiador Clovis Ramayana, esclarece o nome antigo da Rua Marechal Deodoro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60