Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

sábado, 5 de novembro de 2016

MANECA PAPAGAIO E O COCÃO

Evandro J.S. Oliveira
A Filarmônica 25 de março era um clube social, aliás existia duas outras associações na mesma linha de atuação, Sociedade Filarmônica Vitória e a Sociedade Filarmônica Euterpe Feirense. Estas associações, além de possuírem filarmônicas, tinham salão de festas e jogos recreativos, bilhar, baralho, dominó etc. Com o tempo, foi se extinguindo as filarmônicas e as festas dançantes, ainda subsistindo os salões de jogos, hoje também inexistentes.
Sociedade 25 de Março
Na Vinte e Cinco perdurou o jogo de baralho até início da década de oitenta. Era frequentado pela elite local, médicos, políticos, empresários, arquitetos engenheiros e outros.
Havia muitas brincadeiras e casos interessantes, tenho sido instado para contar os causos acontecidos lá ou com membros da associação, já publiquei neste Blog dois eventos: “Segundo Peleteiro e Alteração”, 4/7/2016 e “O medo de avião” 7/3/2016. Vou contar mais uma brincadeira (pegadinha):
Milton Falcão de Carvalho (Bubu), J. J. Lopes de Brito (Dr. Brito), os dois maiores brincalhões da “25”; e Guêga, saindo do clube tarde da noite, viram o célebre cocão, apelido do carro de praça (táxi) de Maneca Papagaio. Aqui vale a pena descrever um pouco de Maneca: sabe o que é um cara estopim curto, nervoso, pois isso era Maneca Papagaio, chofer de praça, como se dizia antigamente do taxista. Vamos voltar para a estória, Bubu e Brito resolveram fazer uma pegadinha com Maneca, ajudados por Guêga, os três empurraram o cocão e colocaram no beco, hoje rua Olímpio Vital. Bubu e Brito foram embora, mas Guêga disse que ia ficar para ver o tumba de Maneca quando não encontrasse o carro. Bubu adiante falou com Brito, “vamos botar Guêga numa fria? ” Voltaram pela rua de Aurora empurrando o carro até Manoel Matias, o percurso é de ladeira abaixo.
Quando Maneca saiu da “25”, irritado porque tinha perdido no jogo não encontrando seu carro ficou fulo de raiva, vendo Guêga perguntou se tinha visto o carro, este respondeu quando desceu não estava aqui o veículo. Maneca praguejou, xingou muito, até que passado um momento, Guêga resolveu contar a brincadeira e caminharam para o beco onde deveria estar o cocão, chegando lá para surpresa de Guêga, o beco estava deserto sem nenhum carro. Aí a coisa pegou, mais raiva aflorou em Maneca, xingou Brito, Bubu e o Guêga presente, e seus ancestrais, todos os impropérios conhecidos. Depois de um certo tempo foram à delegacia para comunicar o roubo, para espanto de Bandeira, detive na época, pois nunca tinha havido roubo de veículos naquele tempo.

Só no outro dia, na “25”, Brito disse que viu o carro lá em Manoel Matias e Bubu ainda sugeriu não terem puxado o freio de mão e deixado o carro na banguela (marcha em ponto morto), sozinho teria descido, o que Maneca completou: e a mãezinha de vocês no volante fazendo curva para chegar lá, aí todos os presentes gargalharam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60