Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

quinta-feira, 7 de abril de 2016

COMISSÃO ESCOLHE TERRENO PARA O CAMPUS DA UFRB DE FEIRA DE SANTANA

BA-052, na bifurcação
 com a BR-116 Sul.
Complementando a postagem do dia 21/02 deste ano, neste blog: "ENFIM O TERRENO PARA A UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA (UFRB)", antecipamos matéria jornalística do "METROPOLITANO", detalhando o processo de doação do terreno.
A escolha do terreno para a instalação definitiva do campus  da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) no município de Feira de Santana , tratou-se de  uma doação não onerosa, pura, sem encargos ou condições, de imóvel  particular , que estivesse mais adequado aos interesses da universidade e aos alunos que dela se utilizarão .

A decisão pelo espaço para a construção definitiva  do campus, visou a implantação rápida da mesma , levando em conta alguns aspectos considerados primordiais pela Comissão Especial de Licitação(CEL) ,criada sob a portaria  62/2016 e alterada para 126/2016 , pelo  Reitor Silvio Luiz de Oliveira Soglia . A comissão ficou responsável pela  avaliação das ofertas , dentro do aspecto legal do decreto licitatório para chegar a definição de escolha.

Um dos itens de relevante importância foi o tamanho dos terrenos ofertados, o vencedor, Fazenda Monte Castelo, ofereceu 6.55 hectares a mais que o concorrente, Fazenda Reunidas Santa Maria Ltda, além de possuir maior proximidade com a Avenida Eduardo Fróes da Mota.
Apenas essas duas ofertas citadas acima  foram habilitadas pela comissão como imóveis em condições para a concorrência. Ficou, portanto, a doação do Sr. Hildebrando da Silva Pinho (Fazenda Monte Castelo), considerada como a melhor opção para o fim proposto. O terreno doado pelo empresário fica no distrito Governador João Durval Carneiro, às margens da BA-052, na bifurcação com a BR-116 Sul.
Segundo o advogado Carlos Moura Pinho, a comissão julgou que a propriedade vencedora oferece os aspectos de infraestrutura que o campus necessita como vias de ligação, de eletricidade e fibra ótica, além de outros tantos critérios exigidos no edital.
Atualmente o campus da UFRB funciona em um prédio provisório no bairro Sim sob a nomenclatura de CETENS(Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade)  e atende inicialmente a  três cursos. A perspectiva de construção do campus é para que Feira de Santana receba pelos menos 11 cursos novos, inclusive o de arquitetura.
Depois de um longo período de um empurra, empurra desgastante, que vinha se arrastando desde a administração do governo Tarcisio Pimenta, com a nossa representação política fazendo pouco caso e não dando a atenção devida para a implantação em Feira de Santana de um projeto com essa dimensão, pondo em risco a implantação do campus da UFRB em Feira de Santana ao não disponibilizarem uma área de terra para a sua instalação definitiva. Felizmente chegamos a um final feliz e a "Princesa do Sertão" sediará aquela que poderá vir a ser no futuro a Universidade Federal de Feira de Santana, conforme frisou Cironaldo Santos, diretor executivo do Instituto Pensar Feira (IPF)..

Ainda segundo Cironaldo Santos, vale aqui destacar a participação decisiva do Pensar Feira ao abraçar a causa em apoio à editoria da Universidade e ao projeto para implantação da UFRB, diante da lentidão do estado e do município na solução do impasse, além do descaso das autoridades ao tratar do assunto. O Pensar Feira não pensou duas vezes, caiu em campo, realizou várias reuniões com a direção da Universidade em sua sede e nas instalações da UFRB, o que levou o IPF a provocar uma ampla discussão com o envolvimento da sociedade e da mídia local sensível à ideia, com a finalidade de identificar um ou mais doadores do terreno, sendo feliz na investida, pondo fim a um desgaste que incomodava todo o setor educacional da cidade. Concluiu o diretor do IPF. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60