Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

sábado, 5 de março de 2016

TROCA BARRADA

Evandro J.S. Oliveira
Agostinho Fróes da Motta, quando ocupou o cargo de Intendente de Feira de Santana executou várias medidas para o melhoramento da cidade, entre eles a construção de escolas... Em comunicado encaminhado ao Conselho Municipal no ano de 1916, Agostinho 17 Janeiro de 1916 a Dezembro de 1919, procura convencer os membros do legislativo local sobre suas intenções em relação à instrução escolar[i].
Este prédio era a Escola João Florêncio posteriormente Coordenadoria da Educação e atual Arquivo Público. Caso interessante se passou quando era Coordenadoria. O BANEB funcionava em um prédio moderno, com dois pavimentos, na Conselheiro Franco, defronte à praça Remédio Monteiro. Na época a expansão da casa bancária, necessitava de ampliação, uma hipótese encontrada era o prédio da Coordenadoria da Educação. Foi proposto a troca, pelo Governo do Estado, da antiga Escola João Florêncio pelo prédio da Conselheiro. Quando foram analisar os documentos, depararam com um obstáculo que impediram a concretização da negociação, havia uma cláusula estabelecida na época da construção da Escola João Florêncio, sentenciando a unidade escolar, só teria função para a educação. Entende-se a ocupação do Arquivo Público, por guardar a memória da cidade, não desvirtua a cláusula prevista no Governo Municipal em 1917, época que era Intendente, Cel. Agostinho Fróes da Motta.
                                                    



[i] Dissertação apresentada ao Curso de Mestrado em História, Universidade Estadual de Feira de Santana, para a obtenção do título de Mestre do candidato WAGNER ALVES REIS, AGOSTINHO FRÓES DA MOTTA: TRAJETÓRIAS E CONQUISTAS DE UM “HOMEM DE COR” EM FEIRA DE SANTANA (1856-1922), p. 40

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60