Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

quarta-feira, 16 de abril de 2014

PERFIL DE JOSÉ FRANCISCO DO AMARAL

 

Nasceu em Custódia, Pernambuco, no dia 09 de novembro de 1932.
Filho de Raimundo Francisco do Amaral e Tereza do Amaral.
Veio para Feira de Santana em janeiro de 1948, com 15 anos de idade. Aqui estudou desde o primário até à Universidade. Formou-se em Contabilidade, no Colégio Santanópolis e diplomou- se em Estudos Sociais, pela UEFS.
Ao conseguir seu primeiro emprego no DNER, foi cadastrado como ajudante de pedreiro, mas por saber ler e escrever ficou servindo como office-boy. Fazia anotações de compras e ia com um carrinho de mão buscar a feira na Cooperativa.
Depois foi trabalhar no escritório do Cinema Santana. Aí descobriu os pendores para a área cultural e ainda estudante criou um jornal “O Santanópolis”, juntamente com colegas de turma e depois surgiu “O Coruja”, mais tarde editaram a revista “O Sertão”. Teve incursões no cinema, participando da curta metragem “Busca do Vaqueiro” e fez papel secundário no filme “O Grito da Terra”.
Em 1951, foi trabalhar com o Sr. Arnold Silva, como motorista da família e secretário particular dos seus negócios.
Em 1956, submeteu-se a Concurso Público para a Secretaria da Escola Normal, sendo aprovado.
 
Em 1957, incentivado por Dr. João Durval encaminhou um abaixo-assinado ao Governo do Estado, Secretaria de Educação e Assembléia Legislativa, para ser criado um Ginásio noturno do Colégio Estadual e imediatamente foi atendido.
Fez o curso da ADESG, onde escreveu o projeto “Descobrindo Novos Horizontes pela Faculdade de Patos na Paraíba”.
Ensinou Sociologia e Matemática no Instituto de Educação Gastão Guimarães, onde também foi vice-diretor do turno noturno, por 14 anos e diretor em Feira de Santana. Lecionou estas mesmas disciplinas, em São Gonçalo dos Campos.
Foi comerciante e fazendeiro.
Elegeu-se vereador, no ano de 1983 a 1988.
Foi membro da Companhia Santana de Filmes e também pertenceu à membresia do Lyons Clube de Feira de Santana.
Recebeu o Título de Cidadão Feirense, pela Câmara de Vereadores, a Comenda da Universidade de Patos, na Paraíba, por serviços prestados a esta Universidade.
E casado com a Profa. Terezinha Mendonça do Amaral, com quem teve quatro filhos: Ana Tereza (advogada), Ovídio (comerciante), Daniela (bioquímica) e Jaqueline (licenciada em geografia).

Fonte: Oliveira, Lélia Vitor Fernandes de “Inquilinos da Casa da Cidadania”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60