Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

terça-feira, 1 de abril de 2014

HISTÓRIA DA MICARETA - 6

1949 Decorreram animados os festejos de micareta em 1949, que tiveram início com a coroação da Rainha, na noite de 23 de abril e encerraram-se na noite de 27, com bailes de despedida nos clubes. 1950 Com certa animação, foram realizados de 15 a 18 de abril os festejos da micaretade 1950.
Um carro alegórico, denominado Palácio das Fantasias, representando a entrada de um maravilhoso palácio dos tempos antigos, conduzia a Rainha da Micareta.
Nas ruas, animado o povo, estavam as batucadas Embaixada Feirense, Sambistas do Luar, Malandro do Morro, Sambista Feirense e o cordão As Melindrosas.
1951 A micareta de 1951, iniciada no último dia de março, apesar dos esforços da comissão, foi fraca, pois os dirigentes tiveram pouco tempo para preparar e organizar a festa. 1952 E a partir de 19 de abril a cidade assistiu a uma das suas grandes micaretas, com enorme préstito, maior mesmo que o de 1939, que tinha sido o maior até aquela data.
Cordões, batucadas e também trios-elétricos trouxeram animação magnífica às ruas da cidade, especialmente os trios-elétricos, que hoje representam, sem sombra de dúvida, o sustentáculo das festas de rua.
O carro alegórico que conduzia a Rainha da Micareta representava um harém-porta de um palácio em estilo bizantino e artística fonte luminosa.
1953 Foi boa também a rnicareta de 1953, com inúmeras batucadas nas ruas da cidade. De 11 a 14 de abril as batucadas Embaixada Feirense, Malandros do Morro, Sambistas Feirenses, Embaixada Mexicana e Vingadores do Batuque e o cordão Mensageiros da Folia desfilaram pelas ruas da cidade.
O carro-chefe denominavam-se Sonho Sideral e tinha à frente a Lua e dentro dela a Rainha. Desfilou, ainda, um carro do Brasil de Amanhã.
1954 Regular foi a micareta de 1954 realizada a 24 de abril daquele ano, com dois trios elétricos, batucadas, cordões etc.
O carro chefe trazia cinco peixes. No centro, um grande peixe, em constante movimento.
1955

Boa foi a micareta de
1955, iniciada a 23 de abril, com um imponente préstito, sendo carro chefe uma artística fonte luminosa.
O segundo carro era uma Homenagem à Ciência, trazendo um avião foguete, um habitante de marte e um disco voador.
O terceiro carro, “Nova Era”, uma crítica a coisas locais.
E, como sempre, lá estavam, a desfilar pelas ruas: Embaixada Feirense, Embaixada Mexicana, Malandros do Morro, Congo em Folia, Sambistas Feirenses.
1956 Em 7 de abril de 1956 o povo voltou as ruas para assistir uma boa micareta, com os Malandros do Morro, Embaixada Feirense, Embaixada Mexicana, Filhos do Sol e Garotas em Folia, novamente nas ruas.
O 1° carro representava um Navio, enquanto o segundo, que era o Carro Chefe, trazia um carramanchão e uma fonte luminosa.
1957 Fraca, sem iluminação suficiente, pela exiguidade do tempo em que se organizou, foi a micareta iniciada em 27 de abril de 1957, com um carro alegórico, homenageando o desporto local, representando um campo de futebol.

1958 Inegavelmente, a micareta de 1958 foi uma grande festa popular, com muita alegria, muita luz, muitas cores, dando um aspecto magnífico às ruas da cidade.
Um dos carros, intitulado “A Filha do Marajá”, apresentava sobre gigantesco elefante branco a “Filha do Marajá”, seguida de duas alas conduzida por elefante brancos menores.
O carro-chefe representava o firmamento. Uma baiana, um palhaço, com três metros cada, em constante movimento, foram colocados na Praça João Pedreira.
E numerosas batucadas, cordões, e trios elétricos estavam nas ruas e nas praças levando alegria ao povo, de 12 a 15 de abril.
1959 A micareta de 1959 foi bastante animada e realizou-se de 11 a 14 de abril. 1960 Também a micareta de 1960, iniciada no dia 30 de abril esteve bastante animada. 1961 Organizada sem muito tempo, a micareta de 1961 não ofereceu a animação esperada pelos foliões.
Assim mesmo, o préstito contou, além do Carro-Chefe, com o carro do Clube dos Comerciários e com os cordões Ali Babá, Malandros do Morro, Filhos dos Vingadores. Embaixada Feirense, Garotas em Folia, Embaixada Mexicana, Filhos do Sol, que estiveram nas ruas a partir de 15 de abril.

Fonte: Alencar, Helder “ 31 anos de micareta”




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60