Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

domingo, 2 de junho de 2013

PERFIL DE FRANCISCO FERREIRA DE ALMEIDA



Nasceu no povoado de Mantiba, em Feira de Santana, no dia 15 de dezembro de 1935.
Filho de Antônio Ferreira de Almeida e Rosalina Cerqueira de Almeida.
De origem humilde, quando criança ainda, vendeu refresco, arroz-doce, bolinho, cocada, com o tabuleiro para comercializar no campo do gado, a fim de ajudar na economia da família. Tendo passado uma temporada em Salvador vendeu pão, no balaio, carregado na cabeça.
Exerceu a arte de sapateiro, sob a orientação de Mestre Duda.
Fez o ginásio no Colégio Estadual de Feira de Santana e o Técnico em Contabilidade, no Colégio Santanópolis.

Serviu a Marinha, corno grumete e à Aeronáutica, em 1954. corno soldado, na 2°. Zona Aérea, na Base Aérea do Salvador. Daí foi para o Rio de Janeiro. Fez o curso de Paraquedista, em 1958.
Submeteu-se a vestibular na UFBA, no curso de Jornalismo e Direito, mas só cursou até o 2° ano.
Inscreveu-se para uma bolsa e foi para Los Angeles, nos EE.IJU, onde passou 3 anos estudando Jornalismo e especializando-se em Salvador.
Ao regressar para Feira de Santana foi contratado pela Rádio Cultura, como locutor, produtor, apresentador e rádio-ator, onde permaneceu por 8 anos. Apresentou aí, o Programa “Coisas do Sertão”.
Na Rádio Sociedade foi o criador dos programas: “Ronda Policial”, “Assim Canta o Nordeste”, “Coisas do Sertão”, “A Hora do Galo”, “A Voz da Criança”, “Esta Noite é uma Seresta”, “Comando da Lei”.
“Chico Caipira” como era conhecido, nas 4 emissoras AM em que trabalhou foi apresentador de auditório, repórter de rua, garoto-propaganda, em vários comerciais, inclusive criando urna personagem
—  a vovó —  que era a imitação que mais o caracterizava, que através dela, desabafava o seu descontentamento contra os políticos, à administração local e casos de desajustes conjugais. Era uma figura hilária! Era também declamador, ator e humorista, jurado da TV Aratu, jogador de futebol, pela lateral direita de vários clubes amadores da Bahia e da Seleção da Aeronáutica. Praticou Karatê, chegando à faixa preta.
Casado com a Dra. Lúcia Souza Sampaio, bióloga, com especialidade em Bacteriologia e teve as filhas: Isabele (fisioterapeuta), Bruna (marketing e propaganda). Tem outro filho do 1° casamento: Antônio de Pádua Oliveira de Almeida.
Entrou na política €m 1983, pois era possuidor do maior IBOPE, na audiência dos programas e por ser muito querido pelos ouvintes resolveu candidatar-se a vereador e se saiu vitorioso, pelo PDS, conquistando 1447 votos. Foi suplente de Deputado Estadual, em 1989.
Em toda sua trajetória de vida recebeu 42 troféus e medalhas pelo Karatê, futebol e destaque como locutor de programas. Recebeu a Comenda Vereador Dival Machado, pela
Câmara Municipal, no dia 01 de outubro de 2003, “Dia Nteional do Vereador”; Placa da Plascalp; do Sindicato de Jornalistas Profissionais; Homenagem do Sinjorba na XII Semana Imprensa; Diploma da Polícia Civil e Militar. Foi homcnageido pelos promotores do “Baile dos Artistas”; condecorado no “Baile das Estrelas” e coroado no “Bloco Zero Hora”.
E membro do International Federation of Journalísts - PRESS, inclusive é portador da Carteira de Jornalista Nacional e Internacional.
Depois de um acidente, que o deixou paraplégico, impossibilitando-o de exercer as suas funções e nos últimos anos, acometido de sérios problemas de saúde faleceu no dia 03 de janeiro de 2006, sendo enterrado no Cemitério Piedade, nesta cidade.



Fonte: Oliveira, Lélia Vitor Fernandes de “Inquilinos da Casa da Cidadania”.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60