Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

terça-feira, 16 de outubro de 2012

INVESTIMENTO EM EDUCAÇÃO, OS TABLETES

Evandro José Sampaio de Oliveira

Não quis fazer comentários, antes da eleição, sobre o fornecimento gratuito de Tabletes aos estudantes da rede municipal, porque um dos candidatos a prefeito colocou este projeto no rol das suas promessas, desdenhados por muitos como impossível. Alguns condenaram por questões políticas, mas a maioria por ignorância de sistemas de informática.
 Para melhor debater a questão vamos comentar o bê a ba:
1º ORIGEM DA IDEIA – A mais de cinco anos que o Governo Federal aventa a idéia de distribuir Tablete a baixo custo (calcula-se a R$100,00) para todos, quiçá gratuitamente aos estudantes do Sistema Público. Na Índia já é distribuído gratuitamente para os alunos do primeiro grau.
2º QUESTÃO ECONÔMICA – Ao contrário do que se pensa o Tablete não tem custo e sim uma economia de recurso, então vejamos: Temos conhecimento de que quatro multinacionais da área de informática, uma indiana, uma chinesa, uma coreana e outra se não ser engana, holandesa, calculam um custo na fábrica em torno de R$50,00, para acréscimo de demanda de mais de cinquenta milhões de usuários. Quem conhece o básico da área sabe a existência da queda de custo com o aumento da demanda, é só ver o histórico de preço, de relógios, celulares, computadores, brinquedos eletrônicos etc. A substituição dos livros didáticos por Tabletes, só, por exemplo o foco principal, teríamos uma baita economia. Existem números que só no transporte via Correio, destes livros, teríamos uma diminuição de custos de cerca de 10%. Calculemos a impressão e os custos das editoras nas confecções destes livros, devem estar apavorados com a possível perda desta mamata.
3º RECURSOS DIDÁTICOS – Se houver cursos de reciclagem para os docentes, teríamos uma evolução na área pedagógica incomensurável. Testes, vídeos, fórmulas matemáticas, físicas, químicas, etc. animadas. Não consigo ver o limite.
4º O PROBLEMA – Devem estar se perguntando, então porque não se realiza? O problema principal está na transmissão. Imagine que a transmissão por celulares, que é uma bobagem comparada ao acima descrito, está à beira do caos. Coloque mais cinquenta milhões de usuários com transmissão de dados on-line, baixando programas, fazendo consultas etc. Precisaríamos de atualmente 4G, em todos os recantos do país. Esta foi uma das razões para que Governo passado tenha re-extatizado a EMBRATEL.
5º OBSOLECÊNCIA – Lembremos que no ramo de informática, a obsolescência está em torno de três anos, e os governos são péssimos em manutenção, salários e outros que não dão votos. Poderemos ter verdadeira sucata eletrônica, como já existem hoje nestes pequenos programas de “computadores nas escolas”,  mas sobre este assunto voltaremos a falar em outra ocasião.
Lembremos que as distribuições dos Tabletes ficarão ao encargo dos Municípios como hoje: os veículos de transporte; os livros, o fardamento, merenda escolar, etc. no programa do FUNDEF. Esperamos que em breve os Prefeitos DEEM TABLETES GRATUITAMENTE AOS ALUNOS DA REDE MUNICIPAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60