Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

domingo, 28 de agosto de 2011

EDUCAÇÃO SUPERIOR EM FEIRA DE SANTANA

Depois de mais meio século sem que o Governo Federal se dignasse a abrir uma universidade na Bahia, nos últimos quatro anos foram criados três equipamentos deste porte em nosso Estado, com dezenas de Campos ligados as essas instituições.
Parece que este fator desencadeou um sem número de perspectivas nesta importante área de ensino. Vou nos restringir ao que está acontecendo em nossa cidade, do ouvir dizer das recentes notícias.
Recentemente o Senador Walter Pinheiro, em entrevista a rádio local anunciou um Campus Universitário Federal para Feira, deduziu-se que seria Faculdade na área médica, até se disse que seria um curso de Medicina e teve quem fosse mais longe, deduzindo ser direcionado para cursos nas áreas de pediatria, ginecologia etc. usando o Clériston e o Hospital da Criança. Disse-se também que este Campus seria extensão da UFRB. Feira de Santana, portanto teria quatro Faculdades de Medicina, senão vejamos:
No “Don Café”, no Shopping Boulevar, ponto de encontro de jornalistas, políticos e curiosos, sempre se tem informações. Odacir Marques, médico proprietário do “Hospital Santa Lúcia” e blogueiro, SAÚDE E CIDADANIA sdcidad.blogspot.com, nos trouxe notícia: “Juvenal Nassri, médico cardiologista, informou que a FAC (Faculdade Anísio Teixeira), conseguiu aprovação do MEC, autorizando o funcionamento do Curso de MEDICINA, só faltando ser publicado no D.O., e ele Juvenal será o Coordenador do curso”.
Sabemos que a Faculdade Nobre, está com processo em via de concretização no mesmo sentido, Curso de Medicina. Portanto caso se concretizem todas as notícias acima, teremos quatro Faculdades de Medicina em Feira de Santana.
Mas outra fonte, muito segura, explicou a nosso Blog outra versão sobre o Curso de Medicina sob égide do Governo Federal.
O MEC estuda a possibilidade de ser criado um Campus de Extensão da UFBA, com cursos na área de ENERGIA, ao que parece a idéia da área é sugestão do Presidente da Petrobrás, Gabriele.
Na nossa humilde opinião, seria mais interessante, pelas seguintes razões: parece-me ser a única específica no Nordeste, um setor de atuação necessário para o futuro, provavelmente alta demanda para profissionais desta atividade, desde quando três cursos de Medicina colocarão anualmente, uma centena de médicos no mercado da região. Queremos ressaltar o curso já existente na nossa UEFS, o qual vem se destacando, como ficou provada atuação dos alunos nos exames de residência médica, aqui na Bahia e também em outros Estados.
Esperamos a concretização destes investimentos, colocando Feira de Santana como um dos maiores centros educacionais do Nordeste.

Um comentário:

  1. Dr Juvenal Nassri ... hoje na área de Cirurgia Torácica.
    O conheci quando atendia como mastologista na Clínica CAM do Canela. Fui operada por ele.
    Excelente pessoa!

    ResponderExcluir

Filme do Santanopolis dos anos 60