Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

domingo, 19 de junho de 2011

CASOS DE FEIRA - MELHORIAS NO AEROPORTO DURVAL CARNEIRO

 Artigo do jornalista Hugo Navarro,  publicado em 23/01/2011  no Blog Tribunea Feirense ( http://www.tribunafeirense.net/blog_ler1.php?codblog=749) 
  
O primeiro campo de aviação da cidade, criado nos tempos do governo de Heráclito Carvalho (Seu Lolô), ocupava espaço, no Campo Limpo, onde hoje está o bairro que recebeu o nome de George Américo, líder de invasões de terras e, por isso mesmo, herói popular. O alheio, para muita gente, tem sabor especial. O Município, dono do terreno, reagiu, mas seus esforços tonaram-se inócuos porque o governador, Waldir Pires, benfeitor da humanidade porque fez discursos, declarou a área como de utilidade pública.
  
No antigo campo de aviação floresceu o Aero Clube, que formou inúmeros pilotos sob o comando de oficial da Aeronáutica, contando com aviões doados por Assis Chateaubriand. Um daqueles aviões, pilotado por José Torres Ferreira (Zé Petitinga), caiu em mangueira de chácara, no Ponto Central, provocando comoção pública. A notícia chegou ao dono do imóvel, quando dava aula de Francês, no Colégio Santanópolis, o Dr. Pedro Américo de Brito, que saiu, precipitadamente, em direção ao local do desastre, seguido por quase todos os estudantes do Colégio e populares, em desabalada e esbaforida correria.
  
O acontecimento era sensacional e inédito, mas resultou em frustração porque soldados do II, 18º. R.I., armados, já haviam isolado toda a área, não permitindo a aproximação de curiosos. O avião teve danos de pequena monta, o piloto livrou-se incólume para novas aventuras aéreas, que não foram poucas, e o Dr. Pedro Américo, salvo alguns galhos quebrados e umas poucas mangas sacrificadas, não sofreu prejuízos.
  
Diante da invasão e ocupação desordenada do campo, outro governador, que tinha propriedade rural em Jaíba, resolveu dar, ao Município, novo campo de pouso, com o nome de aeroporto, unindo o útil ao agradável, mas o campo, construído perto de sua fazenda, caiu no abandono. Nem os “Irmãos Metralha” ali permaneceram. Brevemente, entretanto, segundo promessa do governo, será recuperado”.

Um comentário:

  1. O Aeroclube foi criado por meu pai, Áureo Filho, tinha dois aviões, um de asa baixa e o outro um “Teco-teco”. Dois instrutores sendo uma mulher, coisa rara mulher pilotando avião. Era uma sensação, a aviação era moda no mundo, muitos feirenses tiraram “Brevê”, habilitação p/pilotar. Como Feira não tinha hotel, Helena aviadora, como era conhecida, ficava hospedada em nossa casa, eu era garoto e achava ela o máximo.
    Evandro

    ResponderExcluir

Filme do Santanopolis dos anos 60