Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

terça-feira, 7 de setembro de 2010

LEMBRANÇAS (1) DE GRÓ - LÚCIA LAGO

De: lucia lago campos (lollyvo@hotmail.com)
Enviada: quarta-feira, 4 de agosto de 2010 1:30:29
Para: Laura Alvim B Nunes (labnunes@hotmail.com)


Laurinha,

É com muita alegria que após tantos anos de distancia que nos mantivemos afastadas, não só de você mais também de outros colegas tão especiais, e que agora possamos ter a oportunidade tão gratificante e tão bem idealizada de podermos nos reunir e nos revermos após 40 anos, pelo menos para mim, pois era o tempo em que eu não a via. Enfim, nunca é tarde...Deus é tão maravilhoso... em tudo eu vejo a providencia dele e da sua grandeza infinita, pois sei que nada acontece por acaso, ele estar atento a tudo e vejo como um presente, o empreendimento fantástico deste reencontro de ex-alunos e mestres tão queridos (pena que alguns não estarão presentes).

Ah! Nosso tão querido colégio Santanópolis... O tempo separa vidas que, em determinadas fases estavam sempre presentes em companhia de alegrias, folguedos, tristeza, como foi nossa adolescência tempos de estudantes, tempos de inocência e tão distantes, mais que foram tão bem aproveitados e enriquecidos por termos tido a oportunidade de viver numa época ainda que também, num país como o nosso, que num período tão conturbado da repressão militar, podemos ter tido oportunidade de viver livres e sem contaminações nocivas que pudessem ter afetado o nosso futuro tão incertos... não fomos atingidos graças a Deus, nenhum dos nossos se perderam naquela época tão difícil e que somente hoje podemos avaliar como saímos imunes?

Enfim, fizemos parte desta história com outras histórias nem imaginávamos, na nossa inocência das incertezas de um futuro incerto, e já traçado para cada um de nós. Mais eu louvo ao Senhor por tudo,e me sinto feliz de ter vivido meus "anos dourados"neste colégio tão querido.Ah! Como eu era moleca meu Deus?

Ah! As matinês de segundas feiras no cinema Santanópolis... a minha mãe não deixava eu ir, como eu sofria por isto.eu pedia tanto pra ela e nunca me permitia, até que eu idealizei um plano...observei que a cantina tinha uma passagem para o cinema,eu trazia uma sacola com uma saia vermelha de veludo que eu tinha e uma blusa legal,quando eu vinha para a escola pela manhã escondia atrás da descarga do banheiro e dizia para minha mãe que eu tinha aula de educação física a tarde ia para o colégio, trocava a minha roupa e entrava no cinema através da cantina e ninguém ficava sabendo...as vezes também dizia que ia ao dentista que ficava no prédio que também pertencia ao cinema, descobrir na janela da sala de espera do meu dentista,que dava acesso também ao cinema,eu ficava atenta a possibilidade de poder pular do primeiro andar para ingressar,até que um dia eu realizei tal façanha eu desci pelo cano e cheguei lá,ninguém nunca ficou sabendo da minha aventura,Eu fiz isto durante um longo período.E também confessei pra minha mãe todas estas minhas travessuras e ela não acreditava,Ah! Se professora Hemengarda me descobre... mais também dona Nãnã não estava lá pra me entregar!Eu na verdade só queria estar no meio da minha turminha querida não ia namorar, nem fazer nada de errado não. Saíamos do cinema...sempre as cinco amigas juntas, Lúcia Lago, Nélia Suely, Sheila Simões, Marize Freitas, Kátia Dias (a mais certinha da turma era Kátia) então íamos para a Discolândia ouvir as músicas novas dos discos dos Beatles, de Roberto Carlos, Jerry Adrianne, Wanderley Cardoso etc. E era sempre assim, ah! Como tinha sabor de felicidade,depois fazia uma merenda na galeria Caribé, então eu ia pra loja de meu pai "A majestosa", lembra? da loja do meu pai? esperava ele fechar a loja para ir pra casa com ele na maior inocencia.
Ah! E os ensaios da banda,e as quadrilhas de São João,e os assustados da nossa época,e o nosso clube dos macacos,ali na rua Castro Alves toda noite nos reuníamos na esquina pra ficar jogando conversa fora.A nossa turminha tão querida era Nadja, Stelinha, Isadora, Neneco, Gil, Terezinha, Olivinha, Claudinha, você Laurinha e muitas outras... Como éramos felizes! Eu sempre digo tudo isto pra meus filhos com muito orgulho,eu tive momentos felizes na minha adolescência e de pureza sem malícias nem perigos.e todo contexto principal era a rotina diária de ir para o colégio e filar aulas para jogar baleado no recreio,quando dona Nãnã deixava é claro e eu era muito malandrinha,mesmo depois de casada eu fazia isto (me casei tão jovenzinha) dezoito anos e terminei meus estudos depois de casada.ah!Laurinha se lembra do nosso teatro? as peças que montávamos?para arrecadar fundos para nossa embaixada? Eu fiz papel de macaco na peça "Brinquedos sabidos", como tenho saudade de tudo isto.eu guardo muito vivo na minha memória estas lembranças ,saíamos pra vender os bilhetes da embaixada,eu vendia tudo muito rápido e todo mundo queria sair comigo pra vender e conseguíamos vender tudo,nós fazíamos peças teatrais, a diretora do teatro era Neide Sampaio, passávamos filmes, no cinema a noite de quarta-feira,fazíamos barraca na exposição de gado,e a embaixada foi para o Rio de Janeiro com a turma que se formou no curso pedagógico de 1970. Eu terminei não indo pois tinha apenas um mês casada, que pena...trabalhei tanto e não fui...Ah!Meu Deus a gutame lembra? A merenda escolar, teve uma época que eu fazia parte de equipe da gutame eu Kátia Dias, Nélia, Marise, Sheila, saíamos para fazer compras para merenda,e era tão bom.
Muita felicidade nas nossas saídas,tudo era motivo de brincadeiras,pedíamos pipoca ao pipoqueiro, botamos o apelido dele de "jovem" era também doce de goiaba com requeijão no mercado toda segunda-feira íamos fazer feira da gutame era uma festa!
A merenda saia de qualidade.Ai meu Deus são estas as minhas lembranças mais marcantes do nosso tempo de estudante do nosso saudoso colégio Santanópolis!

Outro dia encontrei nosso tão querido professor Evandro e dei um abraço e nem imaginava que iria um dia ter o privilégio deste reencontro maravilhoso com nossos colegas e professores tão queridos, deixo um abraço pra todos vocês!
Laurinha, se você quiser reproduzir estes relatos das minhas lembranças no Blog ficarei muito feliz, você pode tirar algumas coisas se quiser.

beijos da sua amiga,Lúcia Lago(gró)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60