Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

sexta-feira, 10 de junho de 2022

UEFS - "EU ESTAVA LÁ".

Luciano Ribeiro
Santanopolitano

A UEFS completa, neste ano de 2022, 46 anos de exis­tência. Acompanhei alguns passos dessa trajetória que, com essa crónica, deixarei como uma homenagem a essa Instituição.

Certa feita, fui tocado pela notícia de que estava em esboço a criação de uma Faculdade em Feira de Santana, chamada de Faculdade de Educação.

Eu participava do Movimento Estudantil e o professor Raimundo Gama convidou-me para, entre outros estudantes, integrarmos uma comitiva que iria a Salvador entregar, ao então Governador Luís Viana Filho, a reivindicação da criação da Faculdade agora, creio eu, já com um projeto pronto.

Recordo-me que junto ao Governador, os pronunciamentos foram os mais diversos, sendo o último do então Deputado Áureo Filho. E aqui cabe um parêntese nesta história. O deputado fez um excelente pronunciamento, o melhor de todos! Falava sempre de improviso e, disseram-me que, como sempre ficava para falar no final, tinha a capacidade de, ouvindo outros oradores, formar ali, com grande maestria, seu pronunciamento. Foi isto o que fez e foi muito aplaudido.

Autorizado o funcionamento da referida Faculdade, veio o primeiro vestibular, as matrículas e a primeira turma, salvo engano, com quarenta alunos. Eu fui o 4º aluno matriculado naquela Instituição.

Quem vê o Campus da UEFS hoje, não pode imaginar que tudo começou numa única sala de aula, emprestada pelo Colégio Municipal. O Prof. José Maria Nunes Marques foi o primeiro Diretor e a Prof.

Joselice Macedo, de Salvador, como a grande orientadora e mestra de todos nós.

A minha militância estudantil, de caráter esquerdista, impulsionou-me a fundar logo o primeiro Diretório Acadêmico, com ares de oposição ao sistema ditatorial, então vigente no Brasil.

Recordo-me que, aos primeiros anúncios da criação do Diretório, fui chamado por uma professora que tentou-me demover daquela ideia. E, guardo, até hoje, suas palavras:

- Luciano, a situação no país hoje é muito difícil. Diretórios de Universidades famosas estão sendo fechados, imagine o daqui. Este diretório, como está sendo organizado, e definido em suas metas, pode prejudicar até a existência da própria Faculdade. Ouvi tudo o que me foi dito, prometi “moderar nas tintas”, mas não mudei nada do planejado. E o Diretório foi criado, e o Diretório existe até hoje.

Acompanhei o crescimento da UEFS, então Faculdade, na sua mudança para a antiga Escola Normal. Sair de uma simples sala de um colégio municipal para a grandiosidade do atual CUCA era um passo fenomenal.

E a Faculdade cresceu, tornou-se adulta, tornou-se uma Universidade. Universidade esta que é um marco, não só para Feira de Santana, não só para Bahia, não só para o Brasil, mas marcando posição a nível Internacional.

Parabéns UEFS! Parabéns todos aqueles que fizeram e fazem com que nos orgulhemos de seu nome: Universidade Estadual de Feira de Santana.

Transcrito do "Jornal NoiteDia", edição de 03 a 06 de 2022, de propriedade de José Carlos Pedreira (Zé Coió), Santanopolitano.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60