Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

domingo, 19 de junho de 2022

O "GIRAMUNDO" DE FEIRA DE SANTANA

Lembrando de minha primeira viagem de trem com destino a cidade de Itaberaba, era bem criança, no início da década de 40, a memória me levou a um equipamento ferroviário que chamávamos de Giramundo.

Pesquisando, descobri fotos de Giramundos desativados, mas achei um em atividade, o de Feira de Santana era igual, manual, na época achei uma invenção espetacular.

Apesar que de acordo com o Pastor Antônio Fernandes Oliveira   o Giramundo era localizado no Areal, sempre achei o nome do bairro TOMBA vem daí – gira, vira, tomba...[1]

Na terminologia ferroviária, um girador é um dispositivo para girar o material rodante ferroviário, geralmente locomotivas, de modo que eles podem ser movidos de volta na direção de onde eles vieram.[1] Isto é especialmente verdadeiro em áreas onde a considerações econômicas ou a falta de espaço suficiente impossibilita a construção de um triângulo. No caso de locomotivas a vapor, ferrovias precisavam de uma maneira de virar as locomotivas para as viagens de volta como seus controles foram muitas vezes não foram projetados para serem usados por longo períodos em sentido inverso, e em muitas locomotivas a velocidade máxima é  em sentido inverso. No caso de locomotivas a diesel, embora a maioria possa ser utilizada em qualquer direção, eles são tratados como tendo "frente" e "traseira" (muitas vezes determinada por referência à localização da tripulação de cabina). Quando operado como uma única unidade, a ferrovia, muitas vezes, prefere, ou exige, que uma locomotiva a diesel seja utilizada de "frente" em primeiro lugar.[2]

Os giradores não só permitem mudar o sentido da marcha das locomotivas, como também mudar os veículos de linha, principalmente em áreas restritas como nas oficinas, postos de revisão, pátios etc. Consistem em um poço, dentro do qual é instalada uma estrutura, semelhante a uma ponte em treliça, apoiada em um pivot central, que permite sua rotação, manual ou mecânica, com o veículo sobre a mesma, que poderá tomar a direção que se desejar. Desse modo, pode-­se colocá-lo na direção de cada uma das diversas linhas que convergem para o girador ou então mudar o sentido da marcha da locomotiva. [3]

Existem giradores tanto manuais, quanto modelos motorizados, estes são utilizados para se "apontar" a locomotiva para a baia que receberá a máquina, ou para voltar na própria linha ferroviária, para ser utilizada.[4] Wikipédia



[1] Existe história dizendo que o nome Tomba vem de um desastre de uma máquina ter virado por acidente na região do atual bairro. Perguntei a várias pessoas antigas sobre este acidente, mas nunca encontrei quem conhecesse, nem nota de jornais sobre o acontecido.

GIRADOR DE LOCOMOTIMA

Um comentário:

Filme do Santanopolis dos anos 60