Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

domingo, 27 de fevereiro de 2022

PERFIL DE ADROALDO DE OLIVEIRA DÓREA

ADROALDO DE OLIVEIRA DÓREA

     Nasceu em Feira de Santana no dia 18 de fevereiro de 1927. Filho de Miguel da Fonseca Dórea e Srª Maria de Oliveira Dórea.

    Logo cedo foi matriculado na Escola João Florêncio (na épo­ca só para alunos do sexo masculino); depois na escola particular com a renomada Prof.a Helena Assis Suzart. Cursou dois anos no Ginásio Santanópolis, foi transferido para o Colégio Salesiano, em Salvador (onde ficou interno durante três anos) e depois para o Co­légio da Bahia, permanecendo aí para se submeter ao vestibular (para Odontologia, à época, curso anexo da Faculdade de Medici­na da Bahia) na Faculdade de Odontologia da UFBA, colando grau na turma de 1951 como Cirurgião-Dentista.

    Concomitante ao curso de Odontologia foi convidado para servir ao Exército Brasileiro Militar, onde cursou o Centro de Pre­paração de Oficiais de Reserva (CPOR), saindo com a patente de 2o Tenente.

    Logo após a formatura, de volta à sua terra natal, formou parceria com Dr. Expedito Bastos, onde já estagiava no período acadêmico.

    Fundou o Clube dos Treze, juntamente com 12 amigos, uma associação filantrópica, sem fins lucrativos, com o objetivo de prestar serviços à sociedade. Foi membro atuante e presidente do Rotary Clube de Feira de Santana; irmão da Santa Casa de Misericórdia; sócio remido do Clube de Campo Cajueiro; do Feira Tênis Clube; da Filarmónica 25 de Março; da Filarmónica Euterpe Feirense e da Sociedade Montepio dos Artistas Feirenses.

    Participou ativamente em prol do Fluminense de Feira, fazendo parte do Departamento Odontológico do time por muitos anos.

    Após a morte de seu genitor, em 1957, passou a acumular a profissão de Cirurgião-Dentista e Pecuarista.

    Casado com a Srª Zélia Fernandes Dórea, há 61 anos, com a qual teve os filhos: André, Engenheiro Agrimensor; Miguel, Engenheiro Civil; Maria Ângela, Odontóloga; Cristina, Psicóloga e da segunda geração tem 9 netos: Renata, Sofia, Fernanda, Manuela, André, Victor, Hugo, Adriano, Flávia e 7 bisnetos.

    Recebeu as homenagens: Comendador da Ordem Municipal do Mérito de Feira de Santana, outorgada pelo Prefeito, Dr. Tarcízio Suzart Pimenta Júnior, no dia 11 de julho de 2011; registro no Jornal Noite e Dia com uma página focalizando sua trajetória de vida; Troféu Imprensa Noite e Dia, em 2012; Comenda Maria Quitéria, pela Câmara Municipal de Feira de Santana; Placa de Reconhecimento do Conselho do CRO/BA por serviços prestados à comunidade feirense, em 31 de agosto de 1981; homenageado pela UNIODONTO nos 10 anos da instituição, em 25 de outubro de 1997; homenageado no “Dia do Dentista”, 25 de outubro de 1991; homenagem do Jornal Tribuna da Bahia “Quem é quem?”, em 2016; denomina a Unidade de Saúde da Família, no Feira X.

    Tem como divertimento leitura, jogar “buraco” com os netos c dama pelo computador, para ativar a memória.

    Dr. Adroaldo, um cidadão incansável no seu ofício de dentista, trabalhou até aos 84 anos e só parou por questão de saúde, passando seu consultório, como legado de família para sua filha, Drª. Maria Ângela Fernandes Dórea Marques, também odontóloga.

    Ele confessa que tudo que fez durante a sua existência, fez por amor e que sempre procurou viver em paz com a própria vida.

    Tem uma frase postular, que sempre repete nas horas das vicissitudes próprias da vida, transmitindo aos seus filhos para que eles a reflitam: “A vida é uma sucessão de acontecimentos inevitáveis”.


Inauguração da UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA FEIRA X
DR. ADROALDO DE OLIVEIRA DÓREA
Na foto acima Dr. Adroaldo e

Fonte: Promotores do SORRISO - da santanopolitana Lélia Vitor Fernandes de Oliveira
2019


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60