Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

sexta-feira, 3 de setembro de 2021

FAMILIAS FEIRENSES ANTIGAS

Minha irmã mais velha. Arminda Emília. nasceu num sobrado da Praça dos Remédios, em 20 de novembro de 1922

Seus pais Gastão e Palmira Guimarães escolheram para padrinhos da sua primogénita a professora Mana do Carmo Góis (Carmita) e Antônio Ferreira da Silva (nosso querido dindinho Ferreira). Desde este dia ele ia ninar a afilhada Arminda. O dindo Ferreira ia todas as noites para nossa casa das 7às 9 isto ele fez durante toda vida. Nós nos mudamos para perto dele na rua Direita hoje Conselheiro Franco, nós na casa n° 3 e eles na nº 9.

O dindo Ferreira era casado com dindinha laiá[i], o nome dela eu não lembro.

Após alguns anos nos mudamos para a Avenida Senhor dos Passos e ele continuou firme de 7 às 9 da noite até morrer.

Tinha 2 filhos Rita e Luiz ambos educadíssimos. Rita consagrou Arminda e meu pai crismou Luiz[ii].

Dindinha laiá era "Rafiné”, elegante e educada - uma dama!

Todos de minha casa iam muito jantar na casa dele; ela dizia porque Niá[iii] não vem jantar aqui? Mamãe disse - Ela não vem porque a sopa tem cebola.

Recebi, pouco dias depois um cartão convidando-me para jantar tive de ir. Não tinha jeito. Que bom! A sopa não tinha cebola, estava excelente. A serviçal (era assim que ela chamava) fardada com avental bordado e chapeuzinho na cabeça tudo legal!

Eu tinha uns 12 anos. Fiquei encantada.

Luiz apaixonou-se por Marieta Pinto - uma beleza de moça. Foi até rainha da Flor do Carnaval ou da Micareta. O carro era lindo! "A cidade Maravilhosa" era o nome dele.

Casaram-se e nasceu Maria Ester acho que era o nome da irmã de dindinha laia que morreu e mãe de Homero e Godozinho. Foi uma grande torcida para saber se era homem ou mulher. Velhos tempos...

Rita tornou-se ditadora da moda infantil em Feira. Maria Ester era o manequim e por fim foi estudar no SION no Rio de Janeiro o maior e melhor colégio do Brasil.

Aqui pra nós - Maria Ester esqueceu-se dos velhos amigos de seus avós.

Sempre admirei a atitude com seus pais e parentes, apesar de ser criada por Rita esteve sempre presente junto aos irmãos. E sempre foi muito simples.

Ela foi a dama do casamento de Minda[iv] cujo casamento foi em casa por causa da morte trágica do tio Orlando.

Em 1938 o Senhor Calmon de Siqueira conseguiu a transferência de meu pai[v] para Salvador. A casa encheu-se de gente chorando e pedindo para meu pai não aceitar. Os mais chorões eram dindo Ferreira e meu avô Emiliano. Diante daquela manifestação meu pai desistiu.

Dindlnho Ferreira ara representante do senhor Epifânio Souza que possuía onde é hoje Praça da República perto do "Feiraguai”.

Junto ao palacete ficava o armazém do fumo. Com a guerra o exército pediu a casa e o armazém para ser quartel. O armazém foi para rua Felinto Bastos onde ele trabalhou até morrer.

A mãe de dindinha laiá morava junto à Escola Normal onde hoje é o “Cuca” em frente à casa de didinho Ferreira. Chamávamos de vovó Donana devia ter o nome de Ana.

Escolhi didinho Ferreira para meu padrinho de formatura

Lembro de Itan jogando futebol, na Praça Padre Ovídio com Luiz, Cicero Carvalho, Zeca Brito e outros.

Luiz era muito bonito!

No chão da casa de Rita ninguém pisava. Só meu pai pois ele dizia ou entro de sapato ou não entro para ver minha velha laiá.

Dindinho Ferreira. dindinho Pedro, dindinho Alberto e João Pires foram os maiores amigos de meu pai.

Não sei se vocês sabem dindinho Ferreira tinha muitas irmãs: Honorina, Edmea, Donana, Corina Benta e um homem que morava no Rio, Eneas.

Vocês tinham uma avó que era um doce Mãe Milu. Era Mãe de Laurinha, Martiniana, Marieta, Honorino, Miguel, Zeninha, Marininha etc…Maninho, Carneiro, (ilegível) e Totinho[vi].

Quando meu pai faleceu e o esquife passou pela porta de Mãe Milu ela mandou parar e colocou em cima do caixão um ramo de rosas Amélia, cuja rosa meu pai muito gostava.

Em tempo - alguns anos depois do nascimento de Maria Ester nasceram Sérgio, China, Ana, Emília e muito depois a atrevida e rebelde Ritinha em homenagem a sua tia Rita Magalhães Ferreira - gente que agente quer bem - tanto uma como a outra. Bem parecidas.

Saudades tenho de todos que aqui estão descritos principalmente os dindos Ferreira, Pedro, Alberto, Carmita e familiares

Niá Guimarães a pedido de Ritinha

31/08/2013



[i] Avós de Mário (China) e Fernando Pinto Ferreira

[ii] Luiz Ferreira, pai de Mário e Fernando

[iii] Apelido muito conhecido em Feira de Santana de Olga Noêmia de Souza Guimarães

[iv] Apelido de Arminda Emília Guimarães Alencar

[v] Gastão Guimarães

[vi] Em negrito acrescentou a lápis, pode ter erros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60