Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

sexta-feira, 19 de julho de 2019

CURIOSIDADES SOBRE O NOME “SANTANÓPOLIS”.



Evandro J.S. Oliveira
            Algumas curiosidades sobre o nome SANTANÓPOLIS. Sempre surgiu debates, perguntas sobre o significado. Não é que o Santanopolitano Carlos Brito me enviou a nota abaixo, indagando se eu sabia como meu pai, Áureo de Oliveira Filho, colocou o nome de Santanópolis no ginásio por ele criado? Pois bem, esta eu não sabia, acho pela mesma razão da criação da cidade de Santanópolis.
            A nota abaixo convida seus jogadores para um treino da equipe SANTANÓPOLIS preparando para a partida que seria realizada contra o time da cidade de Santo Amaro chamado Elite. Este AVISO é do jornal “A FLÔR” de 1921.
            O Gymnásio Santanópolis (escrito assim na época) foi criado em 1933, portanto não era um time do colégio.
            A cidade Santanópolis antigo povoado Quaresma, elevado a vila em 1922, e em 1962 foi criada a cidade mudando o nome para Santanópolis. De acordo com o site da Prefeitura da cidade, o nome foi uma sugestão de uma professora, devota de Senhora Santana.
            Como curiosidade Demóstenes Brito, famoso advogado de Feira de Santana, professor do Colégio Santanópolis, argumentou que o nome SANTANÓPOLIS era errado, deveria ser Santanapolis, por significar cidade (POLIS) de SANTANA (Mãe de Jesus, nossa padroeira). A contra argumentação era que os nomes próprios não obedecem a rigorosidade do português castiço, daí ser TERESÓPOLIS, (cidade de Teresa) cidade do Estado do Rio de Janeiro, e não Teresapolis, pelo mesmo motivo.


Convocação para o treino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60