Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

quinta-feira, 2 de agosto de 2018

CARTA ABERTA DO PROFESSOR NOVAES

Carlos Pereira Novaes

Prezados Senhor.

Meu nome é Carlos Pereira de Novaes, sou engenheiro civil e professor, hoje, aposentado, de hidráulica e hidrologia do curso de engenharia civil do Departamento de Tecnologia da Universidade Estadual de Feira de Santana e durante muitos anos estudei métodos numéricos, estatística, álgebra linear, álgebra não-linear, álgebra pseudo-real e estatística pseudo-real, que, aliás, são duas matérias que desenvolvi, e presto serviços nas áreas de ajustes de dados para qualquer finalidade ou qualquer área para aquele que, por acaso, virem a necessitar de tais serviços, já que hoje é utilizado um computador como suporte acessório em uma variedade muito grande de trabalhos e de análises e algumas envolvendo uma gama, às vezes, muito grande de variáveis independente.
Sendo assim, venho enviar a V. Sa. Como exemplo um pequeno artigo intitulado Equação algébrica da distribuição das precipitações em Feira de Santana, cuja equação resultante, pseudo-real, anexo a um programa utilizando uma tabela Excel, intitulado Como se usa a equação algébrica da distribuição de precipitações em Feira de Santana, para facilitar seu manuseio, cuja equação final permite a determinação da precipitação média anual no município como função da latitude e da longitudes, em graus decimais, para substituir esta tendência já antiga de se determinar a precipitação do município com sendo uma constante, o que é uma informação pobre e incorreta, pois ela, na verdade, varia geograficamente, isto posta em uma tabela Excel.   
Pois bem, este tipo de análise poderia ser feita em qualquer área de serviço e não importa o número de variáveis envolvidas, se são lineares, não-lineares, aleatórias, ou de outras maneiras quaisquer, que em resposta se pode ter uma equação algébrica final. Ela pode ser utilizada nas áreas de medicina, biologia, meio ambiente, engenharia, geografia, física, geologia e em um número infinitos de situações e finalidades.
Agradeço a Vossa atenção na leitura do artigo, que é bem resumido e fácil de ser entendido e no uso da tabela Excel, anexada em separado ao artigo.
Pois bem, para aquele que por acaso virem a necessitar, estou disposição para o desenvolvimento de equações semelhantes, todas acompanhadas de uma tabela Excel em separado, para facilitar a sua utilização com simplicidade. 
Muito obrigado pela atenção ao exposto. Saudações.

O artigo citado pelo professor foi postado neste Blog. Querendo ver, basta clicar no endereço abaixo.
http://ginasiosantanopolis.blogspot.com/2018/06/clima-da-regiao-de-feira-de-santana-i.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60