Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

domingo, 24 de julho de 2016

REVISTA SERPENTINA - 1941 - II

Carlos O. Brito
Em 14 de julho deste ano postamos a capa da revista "Serpentina" prometendo colocar no Blog matérias desta edição.
Segue a apresentação da revista.
Obs: os nomes dos citados em negrito, são Santanopolitanos.

Apresentação 

A descoberta de uma publicação histórica, seja ela livro ou revista, que realize a narrativa de um pouco do cotidiano da vida de uma cidade, em tempos passados, leva o pesquisador a um estado de euforia capaz de mover montanhas. Assim me senti, ao receber das mãos de Dimas Oliveira, a primeira edição da revista “Serpentina”, editada em nossa cidade, no ano de 1941, tendo como diretor Pedro Matos, o fundador da Rádio Sociedade de Feira. À medida que fui lendo cada página da revista, me descobri realizando uma viagem no tempo. Seguramente comprei uma passagem, sem volta, para saborear os escritos de Antônio Garcia, Georgina Erismann, Aloisio Resende, Demócrito Soares, Apóstolo Filho, Dival Pitombo e Honorato Filho.
Depois da leitura, me perguntei: Por que não partilhar esta riqueza literária com a comunidade feirense? Será que este projeto, avançou no tempo ou morreu no nascedouro? Encontrei a resposta com o grande pesquisador da história de Feira de Santana, Carlos Alberto Almeida Mello, que me informou da existência de uma única publicação, frustrando o sonho de Pedro Matos, que projetou transformá-la em um órgão incentivador da mocidade feirense, na área cultural, por longos anos.
Depois da descoberta, a existência de uma única publicação, a ideia de republicar a revista surgiu e a mesma habilitou-se, com a riqueza de seus escritos, a integrar o Projeto Memórias, do Núcleo de Preservação da Memória Feirense, criado pelo inesquecível intelectual Fernando Pinto de Queiroz, um grande incentivador da luta para o resgate da história da terra de Edivaldo Boaventura.

Passaram-se 74 anos, desde a publicação do primeiro número da revista “Serpentina”, e um grupo de apaixonados por Feira de Santana, composto pelos membros do Conselho Curador da Fundação Senhor dos Passos, que luta pelo resgate da história de nossa cidade, concretiza com esta edição, o sonho de socializar as suas descobertas com o povo da terra de Padre Ovídio de São Boaventura.
Acreditando que pode ir muito longe, mas com grandes interrogações, o grupo continua a garimpar acervos guardados em qualquer lugar e onde possam ser prospectados.
Mesmo enfrentando dificuldades, para a republicação da revista, a Fundação Senhor dos Passos dá um testemunho, a toda comunidade feirense, o quanto é importante preservar e resgatar a memória de uma cidade pujante e altaneira.
Agradecemos a Érico Mascarenhas, Edson Piaggio e Ricardo Marques, que continuam contribuindo com a preservação de nossa história. Nossos sinceros agradecimentos.
Carlos Alberto Oliveira Brito  
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60