Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

PERFIL DE HILDA CARNEIRO DOS SANTOS

Hilda Carneiro
Nasceu no dia 18 de maio de 1926, no distrito de Governador João Durval Carneiro, em Feira de Santana, na Fazenda Mãe Maria. Filha de João Baptista Carneiro e D. Hermínia Almeida Carneiro.
Foi alfabetizada por sua avó, Vectúria da Silva Carneiro, apelidada de “Dona Pombinha moradora em uma fazenda vizinha à sua casa, onde tinha uma escola que ensinava aos filhos dos fazendeiros da região.
Aos 8 anos, seus pais vieram morar na cidade e foi aluna da Profa. Jacyra Almeida dos Santos e da Profa. Célida Soares da Rocha. Iniciou o Curso Fundamental no Colégio Santanópolis.
Aos 16 anos, casou-se com o também fazendeiro, Sr. Leonel Sampaio Santos, residindo no sertão baiano, onde viveram vários anos. Foi obrigada a abandonar os estudos, mas fez um juramento de que quando voltasse para a cidade retomaria os estudos. Do seu casamento teve 10 filhos: Maria Lenilda Carneiro Santos, Professora Universitária; Yara, Professora; Silvia Carneiro Zarif, Advogada e Desembargadora; João Carneiro Neto, Professor; Maria Aparecida, Professora; Leonel Filho, Professor; Maria da Conceição Carneiro, Administradora; José Raimundo, Professor de Matemática e Ana Sofia, Pedagoga.
Voltando para Feira de Santana, em 1959, quando uma de suas filhas ingressou na 5ª Série, ela voltou a estudar. Formou-se em Magistério, em 1964, juntamente com sua filha. Fez o curso de Pedag
ogia, com Habilitação Específica em Administração Escolar, na UCSAL. Cursou Psicologia do Adolescente, pela UFBA. É adesguiana, e.. membro da ADESG (Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra).
Em 1965, foi nomeada professora de Matemática do Colégio Municipal Joselito Amorim.
Em 1966, foi nomeada professora do estado, para o Artesanato Diocesano; depois para a Escola João Barbosa de Carvalho. Foi vice-diretora da Escola Ernestina Carneiro. Trabalhou também na Escola Wilson Ealcão.
Em 1974, foi nomeada diretora da Escola João Durval até dezembro de 1987, quando se aposentou.
Em 1991, passou a trabalhar no Departamento de Desenvolvimento do Trabalho, no SAC, órgão estadual, como Coordenadora da Superintendência, onde permaneceu até o ano de 2009, por interferência dos filhos para que ela pedisse demissão do cargo.
Hoje está aposentada.

Fonte: Oliveira, Lélia Vitor Fernandes de “Mestras do bem”.

3 comentários:

  1. aaprofessora Ilda Carneiro foi minha estagiária no Tiro de Guerra na Praça 2 de julho. Fui sua vizinha na rua de aurora. Lembro que sua casaficava o Instituto Mauá e ela fazia vaqueiros de bonecos. Sinto saudades da rua da Aurora.

    ResponderExcluir
  2. O colégio Hilda Carneiro na mangabeira em Feira de Santana, é em homenagem a ela?

    ResponderExcluir

Filme do Santanopolis dos anos 60