Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

sábado, 10 de outubro de 2015

ORGANIZAÇÃO DE DISCIPLINAS DOS CURSOS COMPLEMENTARES


Sandra Nívea
Doutora Mestre da UEFS
Tese sobre Santanópolis
O Curso complementar de caráter propedêutico era ―obrigatório para os candidatos à matrícula em determinados Institutos de ensino superior. (BRASIL, 1931, artigo 4º). Com sua peculiaridade de direcionar a carreira superior, compreende a seguinte organização curricular (ver tabela abaixo).
O currículo proposto pela legislação para o ensino secundário é a ratificação do caráter elitista desse nível de ensino que propõe para o ensino fundamental uma formação geral enciclopédica, erudita, totalmente desvinculada de uma formação profissional. Assim vejamos:
O ensino secundário que surgia no início da década de 1930 era um ciclo de estudos longos e teóricos, que contrastava com os estudos curtos e práticos do ensino técnico-profissional ou normal. Naquele momento histórico o ensino secundário era, como afirmou o historiador francês Lucien Febvre, ―o todo poderoso império do meio‖, que contribuía, decisivamente, para formar as elites dirigentes que se endereçavam aos cursos superiores – tanto na França como no Brasil. (DALLABRIDA, 2009, p.187, grifo do autor).
No Santanópolis, a questão da profissionalização era pensada com a possibilidade de transformação da instituição em Liceu que, a partir daí, "par a par com o ensino secundário, fossem ministrados aos filhos dos homens do campo cursos profissionais rurais". (FOLHA DO NORTE, Nº 1577 DE 30/09/1939, p.1). A justificativa para a implantação do liceu voltado para os filhos dos homens do campo é o fato de que Feira de Santana está "circundada de regiões pastoris e agrícolas". (FOLHA DO NORTE, nº 1576 de 23/09/1939, p.4). Essa diferenciação na formação claramente pensada para os "filhos do campo" corroborava com o pensamento nacional de uma sociedade capitalista que se consolidava; embora, em seu discurso, o diretor coloque o curso par a par com o secundário. Nessa proposição, um formaria a mão de obra necessária para garantir a produção agrícola e pastoril da região e o outro formaria aqueles que ocupariam as carreiras de maior prestígio social e, consequentemente, pensariam os rumos políticos, sociais e econômicos da sociedade. Ou, nos dizeres de Moraes (1992), a Reforma de Francisco Campos acabou por estabelecer na prática seu antigo projeto de educação diferenciada, uma "educação para pensar" e outra "para produzir". 


    2ª CURSOS
SERIES
DISCIPLINAS O BRIGATÓRIAS



Jurídico

    1ª


    2ª

Latim, Literatura, História da Civilização, Noções de economia e Estatística Biologia Geral, Psicologia e Lógica.

Latim Literatura, Geografia, Higiene, Sociologia, História da Filosofia


       Medicina, Farmácia e Odontologia
 
    1ª

    2ª
Alemão ou Inglês, Matemática, Física, Química, História Natural, Psicologia e Lógica.

Alemão ou Inglês, Física, Química, História Natural, Sociologia
 Engenharia ou Arquitetura

     1ª
                      
     2ª

Matemática, Física, Química, História natural, Geofísica e Cosmografia, Psicologia e Lógica.

Matemática, Física, Química, História Natural, Sociologia, Desenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60