Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

sábado, 12 de setembro de 2015

AVENIDA GETÚLIO VARGAS, SUA HISTÓRIA - I

Evandro J, S,. Oliveira
O Jornal Grande Bahia do Blogueiro Carlos Augusto publicado em 04/09/2015, veiculou matéria sobre Av. Getúlio Vargas.
Com o projeto do BRT toda a cidade se movimentou contra ou a favor do empreendimento. Não querendo entrar na polêmica, focaremos a história da Avenida. Não sou historiador por isto não polemizarei sobre o assunto, quero colaborar com a memória da cidade.
Por causa do Ginásio Santanópolis, fui obrigado a pesquisar os primórdios do educandário, um dos símbolos históricos das edificações do início da Avenida, juntamente com a Igreja Senhor dos Passos e a Prefeitura Municipal.
Abaixo o trecho histórico da matéria postada.

Leonardo Pedreira apresenta estudo histórico da Avenida Getúlio Vargas em Feira de Santana e requisita tombamento ao Iphan como patrimônio cultural

Pesquisa histórica
No estudo, o pesquisador revela que a Getúlio Vargas foi projetada pelo engenheiro do município de Feira de Santana Accioli Ferreira na década de 1920. Constituindo-se na maior avenida de Feira de Santana, e uma das mais arborizadas de Brasil. O historiador revela que antes de receber o nome Getúlio Vargas, ela foi nomeada Grande Avenida, e depois Avenida Central.
Vamos localizar a área antes da década de vinte e a existência da Avenida:
1.    Cemitério da Cidade, onde hoje é situada a Prefeitura se estendendo à Senhor dos Passos, seguramente até o prédio atual das Lojas Americanas[1];
2.    Lixão da cidade, localizado no antigo Ginásio Santanópolis, hoje Caroá e as lojas adjacentes[2];
3.    Igreja Senhor dos Passos, no centro do início da atual Av. Getúlio Vargas, mais precisamente ao lado de onde hoje é o módulo policial.
Em 1922/23 o Prefeito Bernardino Bahia, desmanchou a Igreja Senhor dos Passos, abrindo a Avenida que recebeu o nome de AVENIDA MARIA QUITÉRIA.
Ginásio Santanópolis - 1933
Bernardino iniciou a construção da nova Igreja e da Prefeitura tendo sido concluída no governo do Prefeito Arnold Silva, genro de Bernardino.
Em 11 de agosto de !933 foi inaugurado o Ginásio Santanópolis, sendo a última edificação da Avenida Maria Quitéria[3], na foto da época vê-se que não era ainda calçada. Nas imediações do Posto de gasolina existia a Pensão de Dona Petú.
A Avenida se tornou a grande área de expansão da cidade, citaremos as primeiras residências: Belmiro Sérgio, pai dos Santanopolitanos Hudson, Jakson e Dilson; Álvaro Moura e outros que não lembro os nomes, a avenida terminava na Av. Barão de Cotegipe no final da década de 30.
Em 1948, o Prefeito eleito pelo PTB, Agnaldo Soares Boaventura, getulista de quatro costados, com Accioli Ferreira Neto, Secretário, retirou o nome de Maria Quitéria colocando Getúlio Vargas.
Internato do Ginásio Santanopolis
Diante a uma grita por parte da população, havendo projeto de uma linha de alta tenção, J.J. Lopes de Brito, o real urbanista desta cidade, sugeriu a compra de uma chácara, abrindo uma larga avenida onde foi colocado o nome da heroína Maria Quitéria.




[1] Áureo tinha adquirido uma residência neste local para ser o Internato do Santanópolis, nomeando Amorim como diretor, ele resolveu plantar umas árvores, encontrando alguns ossos do cemitério.
[2] Armando Oliveira, meu tio, arrematou este terreno foreiro. Em 1932, doou a Áureo Filho, meu pai, para a construção do Ginásio Santanópolis.

[3] [...] está localizado na Avenida Maria Quitéria uma das principais vias do centro urbano; livre, porém, de movimento comercial. Não há nas proximidades quaisquer vias férreas ou rodoviárias. Calmo e silencioso é o ambiente que circunda esta escola. (SANTANÓPOLIS, RELATÓRIO DE INSPEÇÃO ESCOLAR, 1944).





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60