Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

quarta-feira, 10 de junho de 2015

OS ASTRÓLOGOS E O CANDOMBLÉ 3

Gêrneos —  21/05 a 20/06
Oxumaré - 01 a31/05
Ibeji - 01 a 30/06 

Para quem acredita em astrologia, não é o meu caso, a analogia entre os astrólogos e zeladores de santo do candomblé.

Recebi pedidos para colocar os outros meses citados no livro do Doutor, Mestre Ronaldo Senna.
Os geminianos são comunicativos e muito expressivos. Adoram trocar informações, estando sempre em busca de novos conhecimentos. São muito adaptáveis e possuem grande agilidade mental.
Ligam-se, com bem maior tonicidade, aos Ibeji, conjugando, contudo, algumas das suas faces com Oxumaré, principalmente no que se refere a sua duplicidade. É
, sem sombra de dúvida, todavia, com os Ibeji que mais se identificam. Não apenas porque com eles se encontram em dois decanatos, mas pelo fato de viverem instalados nos dois referenciais: o do signo do zodíaco e do mapa de regência dos orixás. Perseguem, por força desse destino, complementações ao seu universo de referências, as suas visões de mundo, donde vem necessidade de novos conhecimentos e informações constantes, com a finalidade de consolidar um sentido para as suas vidas parcializadas.
Os geminianos convivem, dessa maneira, com dois orixás que se desdobram, sendo um deles (os Ibeji), já por sua natureza. seres desdobrados. Encontram-se, portanto, inteiramente imersos nos dois lados de qualquer questão, no costume de se sustentarem em polos muitas vezes opostos, mas encontrando sempre os pontos principais da confluência. Afinal de contas, os Ibeji são gêmeos, por consequência, os nativos desse signo praticamente se encaixam nas características principais do arquétipo dos orixás geminianos. 
Fonte: Senna, Ronaldo, "Feira dos Encantados" pg. 89/90
 Editora da UEFS.
O professor, doutor, Ronaldo de Salles Senna é Antropólogo, marca sua trajetória na Universidade Estadual de Feira de Santana pelos estudos qualitativos sobre religiosidade popular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60