Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

sábado, 7 de maio de 2022

SAIOTE DE MARIA QUITÉRIA VEIO DE MODELO ESCOCÊS.

FRANKLIN DE CERQUEIRA MAXADO


     O modelo do saiote que a heroína Maria Quitéria usou na campanha pela Independência foi mostrado pela primeira vez ao vivo em Feira de Santana quando o músico Collin Overllock, dos Estados Unidos, descendente de irlandeses, tocou sua gaita de fole no Mercado de Arte Popular vestido a caráter com seu saiote escocês na homenagem ao poeta Franklin Maxado numa iniciativa da ARTMAP.

 

    O artista ianque veio a Feira de Santana conhecer os seus sogros, o poeta Franklin Maxado e Norma Suely, pois é casado com Maja   Catarina. Ficou contente em participar da homenagem e, tocou sua “bagpiper”, a convite da família. 


O músico Collin Overllock e sua

 bagpiper em apresentação no MAP

        Segundo o presidente da Associação dos Artesãos do Mercado, sr. Ronildo Ramos, aquele local nunca tinha recebido um público daqueles no dia 9 de abril último, dia da homenagem, atraindo gente até que passava na praça João Pedreira e na rua Salles Barbosa que ouviam aquele som diferente. Além do público leitor dos folhetos de Cordel do homenageado que teve banca ali antes da epidemia da Covid.

 

    O saiote “highlander”, típico da região europeia atraiu as atenções, inclusive da cantora Célia Zahin que sempre se apresenta caracterizada como Maria Quitéria nas comemorações cívicas.

 

    Os historiadores afirmam que quando Maria Quitéria foi descoberta como mulher na tropa (pois lutava vestida como homem com o nome de soldado Medeiros) ela foi aceita por seu comandante que determinou que lhe fosse fornecido o saiote característico a fim de distingui-la da soldadesca combatente.’

 

    Além de ser descoberto o seu sexo, Maria Quitéria pôde ter sua união com o furriel João José reconhecida e oficializada pelo comandante do Batalhão dos Periquitos, major João Antonio  Castro,  que,  por sinal,   era avô do  poeta Castro Alves. 

Capa de um dos folhetos do autor,

contando a história da heroína

    

    Ao terminar a guerra, a então heroína estava solteira e a História não registra se era viúva ou separada, tendo ido à Corte no Rio de Janeiro, onde d, Pedro I a agraciou com uma comenda. Tanto ali como ao voltar, Maria Quitéria se apresentava com seu uniforme de oficial que incluía o saiote de inspiração escocesa.

 

FILHOS ILUSTRES DA BAHIA: FRANKLIN MACHADO



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60