Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

PERFIL DE ANA ANGÉLICA VERGNE DE MORAIS

Nasceu em Salvador/BA, no dia 09 de julho de 1934. Filha terceira de Pedro de Alcântara Vergne de Abreu e Aurora Santana Vergne de Abreu.

Graduada em Letras Neolatinas pela Faculdade Católica de Filosofia, UCSAL, em 1960, fez Especialização em Literatura Brasileira, pela UFBA, em 1976 e Mestra em Teoria Crítica da Literatura e da Cultura, pela UFBA, em 1996.

Reside em Feira de Santana desde 1968, quando ensinou no Instituto de Educação Gastão Guimarães (1968/1987) na área de Língua Portuguesa, Colégio Santanópolis onde se aposentou. Ensinou Francês no Colégio Estadual, de 1968 a 1970, ensinou Português no Colégio Santanópolis. Foi professora de Literatura Brasileira da Faculdade Estadual de Educação desde a sua fundação, em 1968 a 1975 e na UEFS de 1976 a 2004, sendo também coordenadora do Colegiado de Letras, coordenadora do Núcleo de Estudos do Sertão, coordenadora do Núcleo de Leitura e Multimeios, coordenadora do Projeto Transformando Educação (TRANSE) e Diretora Pró Tempore no Departamento de Letras e Artes, Aposentou-se em 2004.

Foi também professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e coordenadora do Instituto Anísio Teixeira (1978 / 1983).

Na área social foi coordenadora do Projeto PROAMA - UEFS (4 anos) e vice presidente da FAMFS (8 anos).

Tem as seguintes produções: “Da Palavra à Experiência”, “Aloísio Resende” “Poemas com Ensaio e Dossiê” e “Conhecendo Feira - Olhares sobre a cidade.”

Tem ensaios, artigos e palestras publicados em jornais que circulam 11a cidade.

É casada com o Prof. José Jerônimo de Morais, professor emérito da UEFS, com quem teve três filhos: Luís Pedro, Administrador de Empresas pela UEFS, pós graduado em Gestão Empresarial, é concursado da empresa Bahia Gás em Salvador; Marcos José, formado em Física pela UFB, professor de Física em Salvador; Ana Maria, doutora em Educação com especialidade em Educação Rural, professora na UFAL (Universidade Federal de Alagoas). Todos casados. Tem três netos: Pedro Augusto, filho de Ana Maria, Gabriel e Aline filhos de Marcos José.

É membro da Academia de Letras e Artes de Feira de Santana, ocupando a Cadeira de nº 27, cujo patrono é o poeta Aloísio Resende. Recebeu a Comenda Áureo Filho e O Título de Cidadã Feirense, pela Câmara Municipal de Feira de Santana, no dia 29 de novembro de 2012.

Faleceu em 18/01/2022.

Era muito amiga da prof. Cleoilda Oliveira (Prof. Baby), brincavam de falar que eram tetra colegas, Instituto Gastão Gyuimarães, Colégio Santanópolis Universidade Estadual de Feira de Santana e Coordenadoria Regional de Educação.

 Fonte: Oliveira, Lélia Vitor Fernandes de “Mestras do bem”.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60