Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

quinta-feira, 7 de outubro de 2021

PERFIL DE VANILDA BARROS BOAVENTURA


VANILDA BARROS BOAVENTURA

Nasceu em Feira de Santana, no dia 23 de abril de 1943. Filha de Antônio Barros Moreira e Cecilia de Almeida Barros. Por motivo de enfermidade de sua genitora foi criada por D. Ernestina Carneiro, que não tinha filhos, conhecida por “D. Pomba”, proprietária de uma fazenda, que originou o bairro da Rua Nova.

Fez seus primeiros estudos no Colégio Santanópolis. Graduada em Ciências Físicas e Biológicas pela UEFS.

Foi admitida pelo estado no dia 28 de dezembro de 1966, sendo designada para lecionar no município de Retirolândia/BA. Foi transferida para Feira de Santana e trabalhou na Escola Ruy Barbosa. Exerceu a função de Vice-Diretora da Escola Bernardino Bahia, por 14 anos e de Diretora do Colégio Estadual Ernestina Carneiro.

Ensinou Biologia no Instituto de Educação Gastão Guimarães. Pelo município lecionou na Escola Municipal Tereza Cunha, trabalhou no governo de Dr. Colbert Martins da Silva e Dr. José Falcão da Silva.

Casou-se com o Sr. José Carlos Soares Boaventura, com o qual teve duas filhas: Vanilce Barros Boaventura, Licenciada em Ciências Biológicas, Pós-graduada em Educação Ambiental,

 professora de nível superior e Vandilma Barros Boaventura, professora do Ensino Médio. Deixou quatro netos.

“Yayá”, como era conhecida, era uma pessoa alegre, extrovertida, amiga e dinâmica, que, onde estivesse, transformava o ambiente nem lugar aplausível.

Era amiga e correligionária de lideres políticos como Dr. Colbert Martins da Silva, Dr. José Falcão e outros, a quem dava todo o apoio, participando de comícios e reuniões partidárias nas épocas de campanhas políticas.

Gostava de viajar para Fortaleza e Paraguai para comprar mercadorias, pois às vezes dava uma de comerciante.

Faleceu repentinamente, no dia 25 de dezembro de 2004, deixando a comunidade da Rua Nova chorosa, pois era solidária e ajudava muito as pessoas carentes deste bairro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60