Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

sexta-feira, 31 de julho de 2020

REGISTROS HISTÓRICOS DE 31/07

“MEMÓRIAS DE ARNOLD FERREIRA DA SILVA"
Organizado pelos santanopolitanos, Carlos Alberto Almeida Mello e Carlos Alberto Oliveira Brito e editado "Fundação Senhor dos Passos". Núcleo de Preservação da Memória Feirense - Rollie E Poppino.



Dia de hoje no tempo:
1898 - A “Gazeta do Povo” anuncia que se está exibindo “entre nós o fotocopio admirável aparelho que pela primeira vez apreciou o público feirense” e no qual se vêem “belíssimos quadros, muito perfeitos, representando as diversas senas da vida de Cristo”. O “fotocopio é exibido no edifício do “Montepio dos Artistas”, juntamente com o fonográfico sem auditivos”.

30
1920 - É festivamente recebido o Dr. Barbosa de Souza, secretario da agricultura, indústria, comércio e obras públicas do Estado.

1922 - Inaugura-se o estádio de Sapucaia, construído pelo maj. Leolindo dos Santos Ramos.

31
1845 - A câmara despendeu, durante o mês que finda, com o asseio da Praça do Comércio, RS. 1$600.

1874 - O padre Ovídio Alves de S. Boaventura é nomeado vigário encomendado desta freguesia em vista de se achar monagenario e invalido o antigo pároco.

1922 - Morre, na Villa de Capivary, o coronel Antonio Silvany Ribeiro Sampaio*proprietário nesta cidade e ex-conselheiro municipal.
Luiz Silvany

* O santanopolitano Luiz, a pedido do blog, fez uma sintese da história da construção e morada do seus avós do casarão abaixo.

Esta casa foi construída pelo meu Avô Paterno, Coronel Antonio Silvany Ribeiro Sampaio. Ele inaugurou a Casa em 1919 e faleceu  em 1922. A Viúva dele, minha Avó Paterna, Lybia Pacheco Sampaio, que me criou, morou lá até 1948. Naquele ano, ela vendeu a Casa ao Governo do Estado da Bahia e foi morar em uma casa menor, na Rua Dr. Miguel Ribeiro, 1,esquina com a Rua Marechal Deodoro. Minha Avó Lybia faleceu em 1968. Eu e Milma, nos casamos em 28 de setembro de 1968 e ela faleceu em 28 de novembro de 1968. Qualquer outra informação, estou às suas ordens. Abraços sinceros do Amigo, Luiz Silvany
     
Nota do Blog: Este Casarão situado na esquina da avenida Sampaio, antiga ABC, e a av. Senhor dos Passos. Sempre pensei que a mudança do nome da rua,  fosse em homenagem ao Coronel Antonio Silvany Ribeiro Sampaio, por ter sido Conselheiro Municipal de Feira de Santana. Pesquisando, surpreso, o homenageado é um político de São Paulo, acho que CANTIDIO NOGUEIRA SAMPAIO.
Quando acabar a pandemia, vou à Câmara destrinchar esta homenagem.

Um comentário:

  1. A homenagem é a Joaquim de Mello Sampaio, primeiro intendente de Feira de Santana, feita ainda no final do século XIX. Foi o primeiro caminho da cidade a receber o nome de avenida. Ass. Fábio Santana Nunes

    ResponderExcluir

Filme do Santanopolis dos anos 60