Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

A GRANDE INFLUENCIA EUROPEIA EM NOSSA CULTURA

Jornal o "SANTANÓPOLIS" - 17 de agosto de 1955.
Jaime Carvalho - Santanopolitano, aluno, tinha o apelido na  de época estudante: "Jaime sete línguas", por ser poliglota. Boullyng positivo. Hoje é advogado.
Nos séculos XIX e XX as nossas letras sofreram uma grande influencia das famosas e fabulosas literaturas francesa, inglêsa, alemã, etc.
Lorde Byron, com suas formosas e celebérrimas obras, muito influenciou os nossos escritores que procuram imitar as obras dêste grande escritor britânico. O romantismo em nosso país, seguiu a velha literatura gaulêsa, cujos membros principais da época foram Chateaubriand, Stael, Musset e varios outros cujas maravilhosas obras ficaram imortais no mundo da cultura.
Em um discurso feito em  Petrópolis 1894, o nosso ilustre Rui Barbosa declarou que todos os escritores daquela época deviam completar nossa independencia literaria.  
Atualmente, escritores como os Srs. Assis Ohateaubriand, Pedro Calmon, João Mangabeira, escrevem obras oxclusivamente sôbre este grande país,
que jaze a dormir como o “Gigante da Pedra” de Gonçalves Dias. Na semana passado estive em conferencia com dois estrangeiros que faziam viagem de conhecimento pelo continente sul-americano; estes estrangeiros, então alemães, declararam-me que no mundo inteiro, não há povo que seja tão inteligente como o nosso povo, que vive  
apenas sem cultura, pois nossos chefes politicos e governameutais preocupam-se mais com coisas futeis e esquecem-se dêsse humilde e hospitaleiro povo brasileiro.
As poesias de Sdriller e Goeth têm tambem uma grande influencia sôbre a posia brasileira, cujos versos seguem a métrica polaca antiga (Qewecriebode. Influencia  eslava nas Americas) e tambem as métricas espanhola e francesa, esta ultima deu-nos os versos alexandrinos (12 sílabas).
Alem de ter uma grande e vasta literatura, o Brasil possue inumeráveis geógrafos e historiadores, alguns famosos importantes, outros menos importante. Grande número de nossos geógrafos modernos, como Aroldo de Azevedo, C. Delgado de Carvalho, Moisés Gicovate, A. Lima, têm grande conhecimento de geografia, mas seus métodos são ccmpletaments dificeis de serem compreendidos.
Há poucos dias um grande e importante geógrafo britanico fêz uma conferencia com varios outros geógrafos europeos, sôbre o abandonamento de um sem números de nomes geográficos, que as geografías latinas americanas apresentam, dificultando muitissimo ao aprendiz.
Porem, no sul do Brasil, nas escolas de geografia exclusivamente,
aparecem as influencias de geógrafos europeca e norte-americanos, que ajudam bastante o ensino  
desta matéria tão importante.
Vários combates foram feitos pelos nossos escritores contra a influencia literária
europeia no nosso pais, porem o Dr. Pedro Calmon declarou, no prólogo de seu livro “Historia da Ameríca” que se nós deixarmos de seguir a literatura europeia, decairemos muito, pois temos paisagens e situações geográficas maravilhosas para que nossos escritores possam fazer obras e trabalhos imortais; mas os mesmos nunca deixaram o tipo, a maneira de escrever dos escritores europeus antigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60