Evandro J.S. Oliveira |
Nota ao lado, edição do jornal “Folha do Norte” de 13 de
janeiro de 1945, mostra os problemas da inadequação da ferrovia para o transporte
de gado para abate.
FORAM ABATIDOS NESTA CIDADE BOIS PARA CONSUMO DA CAPITAL
Desde a noite de domingo até às 10 hs. da ultima
segunda-feira foram abatidas nesta cidade muitas dezenas de bovinos destinados
ao consumo da capital e para ali transportados em caminhões dos respectivos
abatedores.
Nota da Folha do Norte |
Desde que se introduziu a novidades de levar pela ferrovia as
boiadas destinadas ao corte na cidade de Salvador diminuiu consideravelmente o
mercado de gado vivo desta cidade, pois a maior parte das boiadas aqui vendidas
procedia exatamente das mesmas, cuja produção só se quer transportar, agora,
pela via férrea, com sensível encarecimento de condução.
O uso do transporte ferroviário se mostrou inadequado para
gado com destino aos matadouros. Esta foi uma das duas tentativas fracassadas,
ameaçando a feira de gado de Feira de Santana.
O
Brasil negligenciou o transporte intermodal, que explora a eficácia de cada
meio de transporte segundo suas especificidades. Um país do tamanho do Brasil
ter somente 32 mil km de ferrovias é um absurdo. Em 1985/86, Sarney lançou o
projeto da Norte-Sul, de 950km. Maior linha de trem do Brasil, a Ferrovia
Norte-Sul tem mais da metade dos trilhos fora de operação. Planejada para ser a
“espinha dorsal” GRANDE OBRA GOVERNAMENTAL PARA O BRASIL E PRINCIPALMENTE PARA BAHIA do sistema ferroviário nacional, dos 4,1 mil km previstos,
opera com 1,4 mil km entre Palmas (TO) e Estrela d’Oeste (MT). É o melhor
exemplo da situação do modal ferroviário no país, subutilizado e pouco
desenvolvido, especialmente no setor agropecuário, CanalRural.
A localização do frigoríco MAFRISA foi a terceira tentativa no sentido de transporte de gado vindo do norte e sertão da Bahia para abate. O ramal ferroviário até a "Estação Nova" já tinha sido implantado. Onde hoje é o Shoping Boulevard existia os trilhos até os currais. Mais uma vez frustrada a tentativa de transportar gado por via férrea, a continuação para Serrinha não se concretizou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário