Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

quarta-feira, 18 de agosto de 2021

PEFIL DE TEREZINHA GUSMÃO PEREIRA


 TEREZINHA GUSMÃO PEREIRA

Nasceu em S. Felipe, interior da Bahia, em 28 de abril de 1924. Filha de Etelvina Pereira Gusmão e Alfredo da Silveira Gusmão.

Como acontecia na época, pela escassez de recursos educacionais nos locais afastados da capital, foi fazer seus estudos em Salvador, no Colégio das Sacramentinas. Aí, concluiu o curso de Bacharel em Ciências e Letras no ano de 1942.

Seguiu então para a cidade de Feira de Santana, para cursar o Magistério, formando-se em 1944, pela Escola Normal.

Em Feira de Santana contraiu matrimónio com o Sr. Clodoaldo Lordelo Pereira, abençoados pelo Monsenhor Mário Pessoa da Silva e desta união nasceram quatro filhos: Bernadete Maria Gusmão Pereira, Arquiteta; Alfredo, Arquiteto; João, Engenheiro Agrónomo e Rosa, Professora.

Em Feira passou sua vida de educadora, lecionando Francês e Latim no Colégio Santanópolis, Desenho na Escola Normal (substituindo a mestra Rubina Andrade Pereira, que falecera) também no Colégio Estadual e Instituto de Educação Gastão Guimarães.

Por suas mãos passaram várias gerações de estudantes, que seguiram diversos caminhos na vida. Muitos tornaram-se “doutores”, outros, artistas, comerciantes, funcionários públicos, etc., mas sempre mostraram ter guardado nos seus corações e mentes a lembrança e os conhecimentos deixados pela sua velha professora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60