Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

sábado, 25 de janeiro de 2020

PERFIL DE LOURIVAL VIEIRA DE CASTRO


Nascido em 18 de janeiro de 1915 na Fazenda Pedra no dis­trito de Alagoinhas- BA. Filho de Irineu Gonçalves de Castro e Francisca de Almeida Vieira
Estudou no Internato Hugo Baltazar da Silveira em Salvador e diplomou-se em Cirurgião-Dentista, pela Escola Bahiana de Me­dicina, no ano de 1936, aos 21 anos.
Iniciou o exercício da profissão de dentista na Usina São Ben­to, extinta em 1954, localizada no distrito de São Bento do Inhatá, em Amélia Rodrigues/BA, clinicando em seguida na cidade de Jaguaquara/BA, onde se tornou Prefeito da Cidade. Nos anos seguin­tes exerceu sua profissão nas cidades de Brejões e Amargosa de onde se transferiu para Feira de Santana no ano de 1953, a convite do Dr. Gastão Guimarães.
Seu primeiro consultório em Feira de Santana localizava-se na Rua Conselheiro Franco. Posteriormente mudou-se para a Ave­nida Senhor dos Passos, atendendo no consultório e também no Posto de Saúde do Município. Além de cirurgião, desenvolvia também atividade em prótese dentária destacando-se com a perfeição. Na área acadêmica atuou como professor no Colégio Santanópolis.
Após a sua aposentadoria ocorrida na década de 70, passou a se dedicar à criação de cavalos de raça, juntamente com o seu filho Denilson Caribé de Castro.
Casou-se com Valda Caribé de Castro no mesmo ano da sua formatura, gerando uma família formada por doze filhos sen­do nove homens e três mulheres. Cinco filhos do sexo masculino dedicaram-se à prática da Arte Marcial Karaté, fazendo com que a família se tomasse conhecida nacionalmente face aos inúmeros títulos conquistados nas competições desse esporte até mesmo em outros países. O segundo filho, Denilson, falecido acidentalmente em 1985, é atualmente o Patrono do Karaté Brasileiro, título conce­dido pela Confederação Brasileira de Karaté logo após a sua morte.
Apesar de nenhum dos doze filhos ter-se dedicado à profissão de dentista, uma neta de Lourival, filha do seu primogénito, for­mou-se em odontologia e hoje clinica em Feira de Santana.
Lourival faleceu em Salvador aos 85 anos, no dia 04 de se­tembro de 2000, sendo sepultado no Município de Terra Nova/BA próximo à Fazenda onde nasceu. Deixou 11 filhos, 37 netos e 32 bisnetos.

Fonte: Oliveira, Lélia Vitor Fernandes de “Promotores do SORRISO”



Um comentário:

Filme do Santanopolis dos anos 60