Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

terça-feira, 8 de dezembro de 2020

CARTA DO AMIGO PIPIU

Evandro J.S. Oliveira
 Nós vamos ficando velhos e nossa amizade, mesmo que vinho, vai cada vez mais se ligando.

Pipiu nasceu quase cinco anos antes de mim, hoje comemora 88 anos. Quando meninos 4,5 anos é uma diferença enorme, no correr do tempo, somos da mesma época.

Tem nove meses, que por causa da pandemia, não nos vemos no Don Café, para aqueles causos gostosos das estórias das personalidades da Feira de antão. Sou fã da belíssima voz de Pipiu, que não fez carreira profissional, possivelmente por não ter que fazer "jabar" em rádios ou pedidos para divulgação das suas gravações. Quando nos encontrávamos em que tinham outras pessoas, ele logo contava um episodio da época que eu era Coordenador do Ciretran[1].

 Bernardino Carvalho Bahia (Pipiu), santanopolitano, ex-Secretário de Transportes de Feira de Santana,  descende de uma família importante, politicamente e economicamente, de Feira de Santana e Bahia: seu avô, do qual herdou seu prenome, cel. Bernardino da Silva Bahia, foi um grande Intendente (Prefeito), pecuarista; seu tio avô Amado Bahia foi o maior negociante de carnes da Bahia; seu pai Carlos Rubinos Bahia, pecuarista, importante político, candidato derrotado duas vezes[2] a prefeito de nossa cidade, sobrinho do jornalista, pecuarista e político Arnold Silva, duas vezes prefeito da "Princesa do Sertão".

Por esta razão sempre quando postamos noticias, casos sobre a história de nossa terra, nos deparamos com estes personagens notáveis (Ipsis litteris), daí não ser nenhuma bondade citá-los. Estes são os motivos para sempre ter noticia dele e de sua família. Esta é uma reposta à sua carta, cheia de gentilezas, para comigo.

Nada poderá arranhar esta ligação fraternal, nem ideologias, religião confrontante, nossa amizade paira acima.

Abaixo carta enviada pelo meu amigo Bernardino Carvalho Bahia (Pipiu).


[1] Consta que a coligação (Partido Republicano, Partido Social Trabalhista e o Partido Socialista Brasileiro que apoiou Carlito Bahia) foi para a justiça tentando impugnar a eleição de Aguinaldo Boaventura. A justiça deu ganho de causa impugnando a eleição, mas quase no fim do mandato de Agnaldo e este já tinha rompido com o PSD, aliando-se a Carlito...


[2] CONTUMAZ E SEM TOMAZ – esta frase era como me saldava apresentando aos outros, vamos a origem da frase: No sábado da micareta era padrão o Ciretran fazer uma blitz mais severa, quanto ao motorista alcoolizado e veículos ilegais. Tudo corria bem, quando já no encerramento da blitz, pessoal de Salvador, para evitar pressão por amizade, cansados e doidos para voltar para casa, começou os últimos procedimentos, quando apareceu um motorista, alcoolizado, dirigindo um Bugre totalmente ilegal, sem carteira de motorista gritando “que esculhambação é esta? “, o preposto do Detran pediu os documentos dele e do veículo, “você sabe com quem tá falando? Aqui é minha terra”.  Guincha o veículo falou servidor do Detran para o oficial do Batalhão de Feira. Aí o bêbado, “Ninguém me separa do meu bugre, o capitão reagiu, leva ele também.

Na quinta feira, estava no meu gabinete Pipiu, esperando um documento extraviado pelo correio, quando informaram que o dito motorista queria falar comigo. Tinha pedido o dossiê dele, tinham me advertido ser a progenitora cabo eleitoral importante, tinha duzentos e tantas infrações. Recebi disse o que ele tinha de fazer, obedecendo a lei, ele veio com uma estória que não colou e falei: “Você é um infrator CONTUMAZ, E SEM TOMAZ também...

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60