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FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

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quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

A MATEMÁTICA ATRAVÉS DOS TEMPOS



Jair Santos Silva



   

Matéria publicada na edição de 30/09/1954.
O estudo da origem e evolução das diversas partes da Matemática, apresenta dificuldades insuperáveis, quando atingem o largo período de alguns milênios, que corresponde propriamente à “pre-história” dessa ciência.

Os documento que mais decididamente têm contribuído para a reconstituição aproximada da “pre-história” da Matemática, provém de quatro grandes civilizações completamente diversas: caldaica-assíria, egípcia, chinesa e hindu.
Certos documento concernentes à dos Matemática dos Caldeus datam. de 3000 anos antes de Cristo, ao passo que os documentos egípcios mais antigos, procedem do 1700 anos, mais ou menos, à era cristã.
Os fragmentos que vieram revelar à ciência o desenvolvimento da Matemática na famosa Babilônia, são numerosíssimo á verdade, mas completamente isolados uns dos outros.
A Geometria dos Caldeus e assírios tinha um caráter essencialmente prático e era utilizada, nos diversos trabalhos rurais de agrimensura.
É interessante assinalar que na representação dos carros assirios as rodas apareciam sempre com 6 raios, opostos diametralmente e formando ângulos centrais iguais. Isso nos leva a concluir, com segurança, que os caldeus conheciam o hexágono regular e sabiam dividir a circunferência em 6 partes iguais. Cada uma dessas partes eram divididas em 60 partes também iguais resultando dai a divisão total da circunferência em 360 partes ou gráos.
Os historiadores gregos, sem excessões, procuram colocar no Egito, o berço da Geometria, e atribuir., portanto aos habitantes
do vale do Nilo, a invenção dessa ciência. As periódicas inundações do célebre rio, forçaram os egípcios ao estudo da Geometria, pois uma vez passado o período da grande cheia, quando as águas retomavam o seu curso normal, era necessário repartir novamente a terras, e entregar aos senhores, as antigas propriedades, perfeitamente delineadas. A pequena faixa de terra rica e fértil, era disputada por muitos interessados; faziam-se medições rigorosas afim de que, cada um, sem prejuízo dos outros, fosse reintegrado na posse exata de seus domínios.


O Santanopolitano Jair Santos Silva, foi aluno e professor do Colégio Santanópolis.

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