Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

quinta-feira, 4 de abril de 2013

PERFIL DE JOSELITO FALCÃO AMORIM



Nasceu em Feira de Santana, no dia 04 de setembro de 1919.

Filho de Manoel Bispo de Amrim e D. Esmária Boaventura de Amorim
Submeteu-se ao Exame de Admissão ao Ginásio, na Escola Manoel Donato, adquirida por Áureo Filho por não ter conseguido oficializar, tornando o Ginásio Santanópolis, onde cursou o ginásio, Escola Técnica do Comércio do Santanópolis, formando-se em Contador, no ano de 1947. Foi tudo no Santanópolis, professor diretor do Internato, diretor do Curso Noturno, Inspetor do MEC, para o curso de Contabilidade.
Casado com a Sra. Arlete Leão de Amorim, com a qual teve quatro filhos: Arivaldo (engenheiro civil e arquiteto), Josete (médica), Ana Virgínia (engenheira química) e Jane (geóloga).
Como professor, lecionou Matemática, no Colégio Estadual, Escola Normal, Colégio Santanópolis, onde também foi Inspetor de Ensino.
Exerceu os cargos de: Diretor Presidente da URBISCOHAB (Companhia de Habitação e Urbanização da Bahia); Membro do Conselho do Tribunal de Contas dos Municípios.
Como político, foi eleito vereador desta cidade, em dois períodos. Quando vereador, apresentou o requerimento
22/56, para comemorar o centenário de Dr. Filinto Bastos. Exerceu o cargo de Secretário da Prefeitura, na gestão do Prefeito Arnold Ferreira da Silva (1959-1962); Presidente da Câmara Municipal, de 1963 a 1964, sendo prefeito empossado no dia 08 de maio de 1964, por ocasião do Govrno Militar de 1964, substituindo Dr. Francisco Pinto, permanecendo no cargo até 07 de abril de 1967.
Na sua gestão construiu o Ginásio Municipal Joselito Amorim; iniciou a construção do Estádio “Jóia da Princesa”; inaugurou o Museu Regional, o Parque de Exposição João Martins da Silva, (1966) a Estação Rodoviária, (1966), a Biblioteca Municipal Amold Ferreira da Silva, em 26 de abril de 1966; o Fórum Filinto Bastos, o Colégio Estadual, o DERBA e o conjunto residencial da “Cidade Nova”, criador do “Plano Integrado de Feira de Santana”.
Esteve nos Estados Unidos, em agosto de 1966, em missão administrativa, para obter experiências na gestão municipal.
Fundador e presidente da Associação dos Amigos de Feira de Santana. Pertence ao quadro dos Ex-Combatentes como membro da diretoria. Membro da “Academia de Educação de Feira de Santana”.
No dia 18 de setembro de 2005, Dia da Cidade, recebeu a Comenda de Ordem do Mérito Grã-Cruz, como grande comendador, também recebeu a Comenda Maria Quitéria, outorgada pela Câmara de Vereadores de Feira de Santan.

Ver vídeo, do discurso quando do recebimento da comenda (sensacional), publicado neste Blog.
Ao lado clique em "vídeos".

Fonte: Vitor Fernandes de Oliveira, Lélia “INQUILINOS DA CASA DA CIDADANIA”

Um comentário:

  1. Um verdadeiro Martin, zela pelos bons costumes, a familia, etica, moral e amor a pátria.

    ResponderExcluir

Filme do Santanopolis dos anos 60