Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

sexta-feira, 11 de novembro de 2022

PERFIL DE OSVALDO DE SALES GONÇALVES

 

OSVALDO DE SALES GONÇALVES - Nasceu em Cícero Dantas (BA), no dia 26 de julho de 1938. Era filho de Jucundino Gonçalves Celestino e Francisca de Sales Gonçalves.

Casou-se com a Profª. Terezinha Falcão do Vale Gonçal­ves, com a qual não teve filhos.

Estudou no Colégio Santanópolis, Formado em Pedagogia pela UFBA e em Direito pela Fa­culdade de Direito do Vale do Rio Doce, Mestre em Educação pela Universidade Católica de Minas Gerais. Cursou a Escola Su­perior de Guerra, Supervisão pela SUDENE, em Recife; Supervi­são do MOBRAL, no Rio de Janeiro. Fez cursos de Civilisacion Française, no Instituto Internacional de Paris, em Sourbone, na França.

Exerceu vários cargos na Secretaria de Educação do Esta­do da Bahia, sendo Secretário de Educação de Aporá, Superinten­dente Regional de Educação de Alagoinhas e Serrinha.

Recebeu as seguintes honrarias: Secretário da Ordem do Mérito Educacional SEC/BA; Comenda da Ordem do Mérito Educacional - Barão de Macaúbas; Embaixador do Rotary Club; Comenda Leão de Ouro - Lions Clube, em Queimadas/BA; Comenda Maria Quitéria, em Feira de Santana; Denominação do Centro de Educação Professor Osvaldo Sales, em Aporá/BA; Prémio Autores Nacionais, no Rio de Janeiro.

Obras publicadas: Monografia do Município de Cícero Dantas, Cícero Dantas 100 anos (premiado), Conto e Jagunçada de Canudos, Honra e Glória a Maria Quitéria, deixando um inédito - A Dama do Engenho da Ponta.

Foi membro da Academia de Letras e Artes de Feira de Santana, ocupando a Cadeira n°14, sendo a patrona, Prof. Edelvira de Oliveira.

Faleceu no dia 17 de novembro de 2001.

Fonte: Lélia Vitor Fernandes de Oliveira

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60