Evandro J.S. Oliveira |
Antigamente se ensinava e cobrava:
Tabuada,
Caligrafia,
Redação...
Havia aulas de
Educação Física,
Moral e Cívica,
Práticas Agrícolas,
Práticas Industriais...
Leiam o relato de uma
Professora de Matemática:
Semana passada, comprei um produto que custou R$ 15,80.
Dei à balconista
R$ 20,00
e peguei na minha bolsa
80 centavos, para evitar receber ainda mais moedas.
A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer.
Tentei explicar que ela tinha que me dar 5,00 reais de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la. Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender.
Por que estou contando isso? Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi assim:
✔ 1. Ensino de matemática em 1950:
Um lenhador vende um carro de lenha por
R$ 100,00. O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda. Qual é o lucro?
✔ 2. Ensino de matemática em 1970:
Um lenhador vende um carro de lenha por
R$ 100,00. O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda ou
R$ 80,00. Qual é o lucro?
✔ 3. Ensino de matemática em 1980:
Um lenhador vende um carro de lenha por
R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Qual é o lucro?
✔ 4. Ensino de matemática em 1990:
Um lenhador vende um carro de lenha por
R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
( )R$ 20,00
( )R$ 40,00
( )R$ 60,00
( )R$ 80,00
( )R$ 100,00
✔ 5. Ensino de matemática em 2000:
Um lenhador vende um carro de lenha por
R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. O lucro é de R$ 20,00. Está certo?
( )SIM
( ) NÃO
✔ 6. Ensino de matemática em 2009:
Um lenhador vende um carro de lenha por
R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Se você souber ler, coloque um X no R$ 20,00.
( )R$ 20,00
( )R$ 40,00
( )R$ 60,00
( )R$ 80,00
( )R$ 100,00
✔ 7. Em 2015....:
Um lenhador vende um carro de lenha por
R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Se você souber ler, coloque um X no R$ 20,00.
(Ou marque qualquer coisa, já que não posso te reprovar mesmo)
( )R$ 20,00
( )R$ 40,00
( )R$ 60,00
( )R$ 80,00
( )R$ 100,00
(...)
E se um moleque resolver pichar a sala de aula e a professora fizer com que ele pinte a sala novamente, os pais ficam enfurecidos pois a professora provocou traumas na criança.
Todo mundo está 'pensando' em deixar um planeta melhor para nossos filhos...
Quando é que se 'pensará' em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"
Passe adiante!
Se vc acha viável.
Isso não é corrente!!
Precisamos começar JÁ! Ou corremos o sério risco de largarmos o mundo para um bando de analfabetos, egocêntricos, alienados, dependentes químicos e cheios de cultura de homens/mulheres que não entendem nada da vida... e pior , não sabem nem se são homens ou mulheres ....
Já escrevi sobre este tema no Blog: EDUCAÇÃO E A TRANSFORMAÇÃO DO
MUNDO 09/07/2018
O texto é tão antigo. A
professora foi em uma casa comercial que ainda tinha registradora, hoje
qualquer "bodega" tem sistema de informática. Qual a diferença? O
sistema diz quanto ela pagou o caixa coloca o código do produto o sistema diz
quanto é o troco e imprime a nota
Como escrevi no Blog, não tem
sentido o ensino de tabuada, é simples decoreba.
Temos que entender o mundo na
sua velocidade de sistemas e equipamentos que colocam certos conhecimentos no
campo do supérfluos. Qual a capital do país x, população de tal cidade, quem é
tal individuo citado na mídia com poder de mexer na economia... ensinemos o
aluno a pesquisar e discutir sobre o assunto. A informação é relevante para o
raciocínio sobre o tema. Não vamos ocupar a memória com informação que se obtém
com equipamentos.
Nós vivemos na época dos algoritmos.
Leiam e compreendam com autonomia: quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas,
adivinhas simples, legendas em fotos, bilhetes, dentre outros gêneros do campo
da vida cotidiana, considerando a situação comunicação.
Colocar na grade curricular (curso de
alfabetização).
Poderíamos discorrer sobre o assunto
por muitas páginas, mas não é o veículo adequado.
Tem celular que até fala, mas poucas pessoas usam 20% da sua capacidade. Converse com um adolescente sobre o que está acontecendo no mundo e vai se surpreender com seus conhecimentos..
Nenhum comentário:
Postar um comentário