Carlos P. Novais Professor aposentado da UEFS |
Dizem que quem descobriu o primeiro valor de p foi Arquimedes e o seu valor era o do semi-perímetro do círculo de raio unitário (Está nos livros).
pP
r |
Nesta mesma época mais ou menos Euclides estabeleceu os princípios da trigonometria e hoje se diz que: pP = 180º
Vejam, quando dizemos que p é igual a 180º, estamos referindo ao pP, que é igual ao semi-perímetro do círculo de raio unitário. Qual é o valor de pP?
Bem, eu sei calculá-lo ao meu jeito, com uma tabela Excel, dividindo o primeiro quadrante, de, 0 a 1, em 10.000 partes, ou seja, através de calculo numérico, e o seu valor numérico é 3,1415926535897900, ou seja, diferente do valor de p
que é adotado pela matemática, que é de 3,1415926535897900..., ou seja, efetivamente certo, só teríamos que o verdadeiro valor de p só seria 3,14159, o resto só seriam imprecisões numéricas.
Vejam, eu não calculei o valor de pP analiticamente, por que eu confesso que não sei, mas calculei o valor de pP numericamente, que é 3,14159.
O que faz a matemática, que não sabe calcular o valor de pP, que é o semi-perímetro do círculo de raio unitário? Estabelece que a área do círculo de raio unitário é, A=pP. R2, diz que este pP, referente á área, é igual, em toda sua totalidade, ao pP, do perímetro, sem provas, já que eles não sabem calcular pP, ou seja, admitem, simplesmente, os dois p, ou seja, pP e pA, de p e calcula o tal p com cálculo integral ou calculam o tal p com séries, mas o p verdadeiro, o pP, é esquecido.
Bem, com séries basta um computador possante para se calcular o p da série do tamanho que quiser, pois as séries são infinitas, ou seja, transformam um problema originalmente geométrico em um problema serial e todo mundo bate palma para esta transmudação do problema original. Cadê as provas?
Minha gente, o valor do p é o do perímetro do semi-círculo que ninguém calculou e ainda tem mais, esta estaria de dizer que todos os p são iguais é conversa para boi dormir. Cadê as provas? Têm? Eu nunca vi.
Eu tenho uma metodologia de análise de p , que já é bem outra que dá os valores de p com outra ordem de grandeza.
No entanto, basta um estrangeiro calcular o valor de p com um trilhão de casas decimais e todo mundo bate palma e ainda me chamam a atenção.
Eta povo ruim de matemática e desatenciosos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário