Antonio Lajedinho Historiador feirense |
Como o PROSEDE (Movimento em PROL da construção da
SEDE do Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana) deseja e vai
contribuir para conservar a memória de Feira de Santana, aceitei colaborar com
as minhas lembranças, os livros antigos, com as coisas mais simples dos idos que servirão para os nossos descendentes conhecerem um pouco dos nossos
costumes em épocas do pretérito. Para tomar a leitura menos cansativa,
dividirei em assuntos, haja vista a diversidade de interesses, inclusive entre
homens e mulheres.
Assim a lembrança primeira que me acudiu à mente
foi sobre as residências do fim de um século XIX, e início do XX, que se
dividiam entre sobrados, casas com sótãos, casas de “cachorros” as de “eira” e
casas de “beira”.
Os sobrados eram de famílias tradicionais, as casas com sótãos eram de elite, as casas com eirada classe média, e as casas de beira da classe mais pobre. Uma explicação: Casas de “cachorro” ou de eira eram aquelas
que tinham um ripão com a ponta entalhada ( e o entalhe parecia a cara de um
cachorro) no lugar do caibro que vinha até a parede. Nas casas mais humildes os
caibros ficavam à mostra. Daí o velho provérbio: “Fulano não tem nem eira nem
beira” (nota do Blog, origem da Exprssão; Fulano não tem eira nem beira, ou seja: não tem onde cair morto. A expressão veio de Portugal, de navio. A palavra eira vem do latim "area", significando um espaço de terra batida, lajeada ou cimentada, próximo às casas, nas aldeias portuguesas, onde se malhavam, trilhavam, limpavam e secavam cereais. Depois da colheita, os cereais ficavam ao ar livre e ao sol, a fim de serem preparados para a alimentação ou para serem armazenados),
Os três modelos de residências antigas: da esquerda para a direita, casas com eira sobrado e duas casas de beira. Iluminação a lampião |
Ainda sobre as residências, os donos gostavam de
criar animais c aves das mais diversas espécies, com destaque para papagaio,
gato, cachorro e galinhas e que era quase comum em todas as casas; ainda
criavam-se macacos, araras, cágado (jaboti) e outros. Destes, 3 tinham um nome
comum em quase todas as casas: Cachorro (chulinho), gato (pixane) e papagaio
(meu louro). Os pássaros em gaiolas bonitas era o criatório mais comum em todas
as residências, sendo que um tipo especial de canário e de galo, também eram
criados para brigarem sob apostas.
Para homens os
tecidos mais comuns e conhecidos eram os brins brancos, mescla e cáqui, sirouco,
caroá, carrapicho, linhos em cores e branco SS120,
casimiras, flanela, gabardine, estes para calça, colete e paletó; e para camisa, algodãozinho, opaline, tricolina,
seda e cambraia de linho. A moda
masculina, embora conservando
as ocasiões, só mudaram os jaquetões, colete, ombreiras e modas de calças
boca de sino, enfim,
poucas alterações.
Somente com a chegada das calças vaqueiras
dos EUA, “jeans”, famosas pela sua rusticidade, aqui, por ser produzidas pela Fábrica Coringa, ficou conhecida pelo nome
da fábrica, ou seja, CALÇAS CORINGA. Posteriormente o nome “jeans”, se firmou. Esse
tipo de roupa trouxe uma mudança quase total nas vestes masculinas.
Quanto aos calçados, os borzeguins (rangedor ou
não) foram os primeiros nos pés dos homens civilizados, seguidos pelas botas
e sapatos, estes últimos para os dois sexos.
Dos tecidos para as mulheres havia madrasto (ou
morim), cretone, organdi, cetins e cetinetas, zefir merinó, chitas, talagarça, popelina, cassa bordada, entre
outras. Mas havia também os complementos, como o indispensável xale, principalmente para cobrir a cabeça à entrada das
igrejas, como indispensáveis luvas e o chapéu
feminino para as cerimonias. Mas a moda mesmo, prossegue na mudança embora as
mulheres já estejam aderindo totalmente ao “jeans”.
Mas não podemos esquecer-nos
daquelas modas de saias plissadas, volante, volante duplo, tubinho,
bolero, saia de nesga, de babado, corpo
inteiro com saia franzida e (a caminho das mini saias) as revolucionárias saias justas.
Agora minha memória levou-me para o seu espaço onde
guardou um monte de palavras usadas há mais de um século... Vamos ver:
”VELHACO”, hoje caloteiro. “CHISPOU” saiu rápido, correndo. MINCHO”, pequeno, sem valor, mixo, mixuruca.
“RETADO” já foi palavra imoral. Hoje tem vários significados, virou gíria. “AMIGO
URSO”, que traía a amizade. “ESCROTO” era pessoa sem escrúpulo. "FULEIRO” um
ninguém, atoa. “LANÇANDO” era nome que se dava a quem estava vomitando.
ABERTEIRO” e “MARRETEIRO” eram os nomes
que chamamos hoje o vigarista, ou trapaceiro. "PAR1CEIRO (a)” era como se dizia
de duas pessoas de classe inferior. “ARENGUEIRO (a)” era quem não guardava o
segredo ou o denunciava. “MOGANGA” estar escondendo-se para não trabalhar.
"AMIGO DO ALHEIO” e “GATUNO” era qualquer tipo de ladrão.
Por falar em ladrão, lembrei-me que antigamente não
tínhamos, aqui em Feira, as atuais algemas. Tanto que quando um ladrão era
preso, a polícia tirava-lhe o cinto e suspensório e o colocava na frente
segurando as calças, o que não lhe permitia correr. Já imaginaram, se fosse
hoje, observar grandes ladrões que foram presos ultimamente, segurando as
calças?
“PATAQUADA” tentando tirar a atenção de outrem com
danças, caretas, gestos engraçados. “LENGA-LENGA” conversa inútil comprida
demais. “NECAS DE PITIBIRIBA” não ter nada de valor. “ESPARRAMADO”, dormindo de
qualquer jeito. “BUCHO, BOFE e OSSO” era como se chamava a mulher muito feia
(os homossexuais se apoderaram da palavra bofe). “LOROTA”, era mentira com
humor. “VEADO, BICHA, BAITOLA, FRANGO, FRESCO E FRUTA” eram nomes que usavam
para designar o homossexual.
A palavra “MUFINO” era o nome que se dava ao
covarde que fugia de uma briga
de meninos. “MACUMUNHADOS”, parceiros em tramoias. “SOU ESPETO”, pessoa que se
vangloriava da sua bravata. "CANALHA" era uma pessoa sem moral, o mesmo que "SAFADO", "CAPADÓCIO" igual a "VAGABUNDO". "CAPITÃO DE AREIA", menino de rua. "CARÃO ESBREGUE" era o mesmo que repreensão. "XAVECO" era enrolação, malandragem. "ESTRAMBÓLICO OU ESCALAFOBÉTICO" siginificava coisa estranha, desconhecida, sem sentido.
“REBARBADO” (LINGUAGEM MARINHEIRA) revoltado, bruto
(pavio curto). “LAMBANÇA” era briga de palavras, confusão; lambanceiro.
“RELAXADA” era a pessoa que não se cuidava. “ARRAIA” não é era só peixe, era o
que hoje se chama de pipa.
Por falar em peixe, quando se via uma moça muito
bonita, dizia-se : que PEIXÃO! Hoje se diz AVIÃO. “URUPEMBA” era como se
chamava peneira. “CHARLAR” era contar falsas façanhas. “CARTEIRO” era como se
chamava o “ESTAFETA” dos Correios. “BALZAQUIANAS” mulher depois dos 35 anos.
“CARITÓ OU BARRICÃO” era mulher que não havia se casado e já estava nos 40
anos. “ALCOVITEIRA”, quem dava guarida a um casal que namorava escondido.
“COCADA”, quem levava recados entre namorados. “BAGA” era o resto, a parte já fumada do cigarro. “FECHAR A MATRACA”, mandar que parasse de falar. “MÔCO”,
surdo. "LEVOU ABRECA”, sumiu, desapareceu. “MEXERICO” ou “FUXICO” significavam
intriga, fofoca. “LAVEI A JEGA” É como se dizia do que fez bastante e gostou:
almoçou bem, dançou muito... Agora mesmo vou dizer; “LAVEI A JEGA...”. Revirei
meu baú do passado e lembrei dos velhos tempos... “Iiiiiiiiiiiiii FIAU” (isto
não foram aplausos pelo meu trabalho; o pessoal do meu tempo sabe que foi uma
vaia à antiga).
Não foram só as coisas corriqueiras que guardei
nesses quase 90 anos de vida. Na época havia uma tradição de amizade, carinho,
consideração, mesmo nas últimas horas de um morador. Por exemplo: os
sepultamentos em Feira de Santana, a partir de 1915, embora o cemitério tenha
sido construído em 1855; vez que o nosso propósito é falar dos sepultamentos
após a construção das torres da Igreja Matriz, onde foram assentados vários
sinos, inclusive um relógio de grande tamanho e que, além das horas marcadas pelos
ponteiros, batia de meia e meia hora, cujas batidas eram ouvidas até a praça do
comércio no silêncio da noite.
Os outros sinos, com sons diferentes, faziam
chamadas para missas e tinha “dobres” diferentes para anunciar o falecimento de
uma pessoa, jovem, adulto e criança com batidas especiais e conhecidas por
todos os moradores. Quando se “FINAVA” alguém, (era a palavra usada para
faleceu) todos tomavam conhecimento e a notícia boca aboca completava o
noticiário com identidade, hora do sepultamento e tudo mais. Os sinos eram uma
espécie de veículo de comunicação auditiva.
Foto de um cortejo a caminho do Cemitério Piedade. |
Quando havia velório, todos sabiam pela hora do
falecimento e, automaticamente, a hora do sepultamento (24 horas depois).
Na hora aprazada o cortejo saía comum sacristão
carregando uma imagem de Jesus Crucificado, seguido pelo padre, depois o
“urneiro” (aquele que carregava uma urna na cabeça e a depositava no chão a
cada 50 metros para troca das pessoas que carregavam o caixão) depois o povo.
Um costume que bem traduzia o espírito de
solidariedade, entrosamento social e respeito mútuo, era a grande presença de
pessoas em velórios, nos sepultamentos e, principalmente, o reconhecimento do
povo aos seus benfeitores, como aconteceu no sepultamento de Dr. Gastão Guimarães,
entre outros. Nessas ocasiões as Órfãs do Asilo N. S. de Lourdes, alunos da
Escola Normal, do Ginásio Santanópolis, Irmandade da Santa Casa de Misericórdia e outras irmandades religiosas, acompanhavam em filas ao lado do povo, enquanto as filarmônicas se posicionavam atrás do caixão e se revezavam tocando marchas fúnebres.
Nobre Cidade sempre foi Feira de Santana: acolhedora, amiga e solidária com todos que aqui mourejam. Que revivemos o passado, para um feliz futuro, terra querida!!!
Transcrito da revista "História e Estórias dos
Séculos XIX e XX (Escritas a cinquenta mãos).
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