Evandro J.S. Oliveira |
Precedido de
uma série e eventos importantes, a partir da criação do Ministério da
Aeronáutica, pelo presidente Getúlio Vargas e a decisiva participação do jornalista
Assis Chateaubriand ao lado do interventor federal na Bahia, Landulpho Alves, o
primeiro campo de pouso de Feira de Santana foi inaugurado em 27 de outubro de
1942, pelo prefeito Heráclito Dias de Carvalho e várias outras autoridades. O denominado
“campo de aviação” ficava localizado no atual bairro George Américo, em uma
ampla área que havia sido adquirida em 1936 pelo mesmo prefeito. Vale lembrar
que até 1930 no país todo só havia 31 campos de pouso, quatro companhias aéreas
e 27 pilotos mercantes.
Foto do arquivo Maria Odete Brito de Almeida |
Foi composta
uma comissão constituída pelo prefeito e mais os senhores: Áureo de Oliveira
Filho, Humberto de Alencar, Dival Pitombo, Edgar Vasconcelos. Oscar Marques,
Gerson Rocha, Joselito Amorim,
Isaias Mendes e José Brito encarregada da fundação do aeroclube
que, de imediato, publicou nota no jornal FOLHA DO NORTE em 12 de abril de
1941, convocado a comunidade a participar da eleição da diretoria o que viria a
ocorrer no dia seguinte 13 de abril na Prefeitura Municipal. O professor Áureo de Oliveira Filho foi eleito
presidente da comissão. Foram aclamados como sócios honorários: Getúlio Vargas,
Landulpho Alves, Heráclito Dias de Carvalho e como sócio benemérito Assis
Chateaubriand.
Sobre o mesmo assunto: https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=1720853633431667537#editor/target=post;postID=8300617859440098168;onPublishedMenu=allposts;onClosedMenu=allposts;postNum=59;src=link
Sobre o mesmo assunto: https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=1720853633431667537#editor/target=post;postID=8300617859440098168;onPublishedMenu=allposts;onClosedMenu=allposts;postNum=59;src=link
O hangar do
campo de pouso foi construído logo após a visita de um técnico do Departamento
de Aeronáutica Civil (no atual bairro George Américo)
contando com a colaboração da comunidade. O prefeito doou dez contos de reis e
o interventor Landulpho Alves doou igual importância. No ginásio Santanópolis
foram instalados, de forma provisória, curso de pilotagem mecânica e rádio
telegrafia. O Banco do Brasil doou um avião que estava no aeroporto do Galeão,
Rio de Janeiro, sendo batizado de “Visconde do Rio Branco”.
A
inauguração do campo de aviação de Feira de Santana aconteceu em meio a grande
festa no dia 27 de outubro de 1942, com muitas delegações visitantes como excursionistas
de São Gonçalo dos Campos e Paraguaçu, o TG 499 e Filarmônica Sanfelixta (ambos
de São Félix), além de alunos da Escola Profissional de Cachoeira. O hangar,
com capacidade para seis aviões, foi projetado pelo engenheiro José Lopes de
Brito. Às 9 hs.30minutos do dia 27 de outubro de 1942 sobrevoava a cidade o
primeiro avião do Aeroclube de Feira, pilotado por Valter Batista Armando
Arruda.
Às 11 horas
chegavam os aviões da Companhia de Aviação de Salvador, vivendo a cidade
momentos de grande emoção. Foram estes os aviões; “Francisco Glicério” pilotado
por Carmilton Paternostro Guimarães e co-piloto Helena Pimentel; “Afonso Arinos” piloto Alfredo Santos Souza; “Paulo
Cintra Leite” piloto Alberto Gonçalves, todos do Piper Club e ainda “Manoel da
Nóbrega” pilotado por Taylorcraft e o “Muniz” pilotado por Oswaldo Carvalho.
Veio também “Visconde do Rio Branco” doado ao Aeroclube de Feira de Santana. Na
inauguração do hangar falaram o prefeito Heráclito Dias de Carvalho e o
jornalista e piloto civil Assis Chateaubriand, entre outras autoridades.
Carteira de Brevê , de José Torres Ferreira de aviador equivalente a CNH de motorista |
A santanopolitana Niceia Ferreira, mandou esta matéria publicada no jornal FOLHA DO NORTE de 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário