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FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

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quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

RECLAMAÇÃO DO CONSUMIDOR A 4.000 ANOS

O consumidor cita várias reclamações, desde problemas com a entrega até a falta de educação do vendedor - Foto: British Museum
Ao longo da evolução humana muitas características comportamentais se transformaram, mas uma das poucas que permanecem quase intocáveis é a exigência em ser bem atendido numa loja e ter seu produto entregue corretamente. Quem acha que este problema está diretamente ligado ao mundo moderno se enganou.
A mais antiga reclamação de um cliente possui aproximadamente quatro mil anos e está registrada numa tábua de argila.
Descoberta na região da antiga Mesopotâmia, onde atualmente está localizada a cidade de Ur (Iraque), a queixa do cliente é completa e mostra a insatisfação pelos serviços prestados. O consumidor reclama de vários problemas, desde a entrega de um produto com qualidade inferior ao comprado até a falta de educação do vendedor.
Sem PROCON e Código de Defesa do Consumidor, a única solução para o cliente foi registrar a reclamação numa tábua de argila. Identificado apenas como Nanni, o cliente reclama (muito!) dos serviços prestados pelo vendedor Ea-nasir. A principal crítica do comprador foi a entrega de um produto errado, no caso uma carga de cobre com qualidade inferior a paga por Nanni. Ele também reclama do atraso na entrega de outra mercadoria, sem citar o item, além do tratamento grosseiro recebido por seus funcionários, quando foram retirar outro produto. 
Entre os trechos traduzidos da tábua estão críticas à forma de tratamento recebida pelo cliente como "Quem você acha que eu sou para ser tratado com tanto desprezo?", além de um pedido de Nanni para a devolução do seu dinheiro: "Você confiscou a bolsa com minhas moedas em território inimigo, agora deve devolvê-la a mim!" Por fim, o furioso cliente dá um ultimato ao vendedor: "A partir de hoje não aceitarei mais cobre que não seja de boa qualidade". Tudo isso há exatos 3.800 mil anos!
A indignação pelos péssimos serviços prestados foi registrada em acadiano, tradicional idioma da época, com a escrita cuneiforme. Infelizmente, não se tem mais informações sobre o caso, como por exemplo, se as reclamações foram atendidas ou se o dinheiro foi devolvido. Atualmente, a tábua de argila com a primeira reclamação escrita da história está exposta no Museu Britânico, em Londres, e pode ser visitada diariamente entre às 10h e 17h30

Transcrito do UOL.http://www2.uol.com.br/guiadolitoral/materias/reclamacao_de_cliente_mais_antiga_do_mundo_tem_4_mil_anos-4761-2019.shtml

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