O consumidor cita várias reclamações, desde problemas com a entrega até
a falta de educação do vendedor - Foto: British Museum
Ao longo da
evolução humana muitas características comportamentais se transformaram, mas
uma das poucas que permanecem quase intocáveis é a exigência em ser bem
atendido numa loja e ter seu produto entregue corretamente. Quem acha que este
problema está diretamente ligado ao mundo moderno se enganou.
A mais antiga
reclamação de um cliente possui aproximadamente quatro mil anos e está
registrada numa tábua de argila.
Descoberta
na região da antiga Mesopotâmia, onde atualmente está localizada a cidade de Ur
(Iraque), a queixa do cliente é completa e mostra a insatisfação pelos serviços
prestados. O consumidor reclama de vários problemas, desde a entrega de um
produto com qualidade inferior ao comprado até a falta de educação do vendedor.
Sem
PROCON e Código de Defesa do Consumidor, a única solução para o cliente foi
registrar a reclamação numa tábua de argila. Identificado apenas como Nanni, o
cliente reclama (muito!) dos serviços prestados pelo vendedor Ea-nasir. A
principal crítica do comprador foi a entrega de um produto errado, no caso uma
carga de cobre com qualidade inferior a paga por Nanni. Ele também reclama do
atraso na entrega de outra mercadoria, sem citar o item, além do tratamento
grosseiro recebido por seus funcionários, quando foram retirar outro
produto.
Entre
os trechos traduzidos da tábua estão críticas à forma de tratamento recebida
pelo cliente como "Quem você acha que eu sou para ser tratado com tanto
desprezo?", além de um pedido de Nanni para a devolução do seu dinheiro:
"Você confiscou a bolsa com minhas moedas em território inimigo, agora
deve devolvê-la a mim!" Por fim, o furioso cliente dá um ultimato ao
vendedor: "A partir de hoje não aceitarei mais cobre que não seja de boa
qualidade". Tudo isso há exatos 3.800 mil anos!
A indignação pelos péssimos
serviços prestados foi registrada em acadiano, tradicional idioma da época, com
a escrita cuneiforme. Infelizmente, não se tem mais informações sobre o caso,
como por exemplo, se as reclamações foram atendidas ou se o dinheiro foi
devolvido. Atualmente, a tábua de argila com a primeira reclamação escrita da
história está exposta no Museu Britânico, em Londres, e pode ser visitada
diariamente entre às 10h e 17h30Transcrito do UOL.http://www2.uol.com.br/guiadolitoral/materias/reclamacao_de_cliente_mais_antiga_do_mundo_tem_4_mil_anos-4761-2019.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário