Sandra Nívea |
Ao lado a Tese completa.
Os conteúdos explícitos e simbólicos de uma festa dançante de formatura, que pode ser interpretada como uma pausa no processo pedagógico tradicional da escola, são os mais variados e dirigidos a um público muito mais abrangente. Naqueles salões ―inundados de luz e ornados de copiosas flores (FOLHA DO NORTE nº 1638 de 30/11/1940, p1) presentes dicas de moda, decoração, culinária, regras de etiquetas que regulavam o bem ―portar-se na/da alta sociedade feirense. Ritual preparado passo-a-passo; era ele uma produção da comunidade através de suas comissões de finanças, de convites, de ornamentação, de recepção, festa, missa, imprensa, ações que mobilizavam a sociedade feirense em vários aspectos de sua vida: as famílias, que por razões obvias se envolviam na organização da festa; o comércio, movimentado pela venda de tecidos e aviamentos na Casa Estrela – a Casa dos Tecidos Maravilhosos – ou na Seda Moderna, para a feitura das roupas; a venda de sapatos finos; de maquiagem para embelezar as moças; o comércio de doces finos; quitutes e bebidas; a valorização de arte em madeira com o entalhamento dos quadros pelas mãos de hábeis artesãos; a venda de álbuns de fotografias no Folha do Norte; os jovens e as jovens do High Society eufóricos/as pela oportunidade de desfilar com seus trajes de gala a cargo das costureiras ou da modista Lindaura Novais (FOLHA DO NORTE nº 1848 de 9/12/1944, p.3) e das alfaiatarias – destaca-se entre elas a Alfaiataria Armando com seu brim irlandez (FOLHA DO NORTE nº 1954 de 21/ 12/ 1946, p.1). Para completar a elegância, a compra de meias de nylon na casa Sarkis e a produção do penteado nos salões de beleza situados à Rua Direita, não por acaso, em frente a Escola Normal. Toda essa movimentação era para que os fotógrafos de plantão eternizassem o momento com a oportunidade ímpar de registrar um evento como este, abaixo ilustrado, o qual deve ser mirado com a clareza de que a fotografia captura certo momento, mas ―é certo que a imagem fotográfica manifesta um conjunto de signos cujo grau de informação excede a simples função ilustrativa‖. (BENCOSTTA, 2006, p.301).
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