Símbolos do Santanópolis

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

PERFIL DE MÁRIO GOMES MOREIRA

Nasceu em Feira de Santana, no dia 06 de junho de 1934.
Filho de Lídio Barros Moreira e Vestina Gomes Moreira.
Viveu sua infância na antiga Rua de Aurora, do que tem gratas recordações das pessoas, das brincadeiras, do campo de futebol...
Estudou suas primeiras letras na Escola João Florêncio, onde hoje funciona o Arquivo Público. Depois foi para o Colégio Santanópolis, concluindo o ginásio e posteriormente o curso de Contabilidade, em 1953.
Aos dez anos
trabalhava com seu pai numa loja de tecidos, “Loja Barros”. Com 12 anos perdeu o pai e foi trabalhar com o Sr. Ezichio Dantas Carneiro, pai do Deputado Jairo Carneiro, numa loja de tecidos. Depois tendo adquirido experiência no ramo foi convidado por Nicolau Sarkis, para trabalhar na Casa Sarkis, a chamada “Casa Verde”.
Em 1954, foi para Ubatã, a convite de Aldo Azevedo que possuía uma loja de cacau e trabalhou com ele apenas 14 dias, porque foi nomeado Tesoureiro de Ubatã, onde permaneceu no cargo durante três anos e um mês. Foi exonerado por ter se incompatibilizado com o sistema político, no dia 05 de novembro de 1957. No outro dia foi convidado para ser escriturário da CERC (Central Elétrico do Rio das Contas), que hoje é a COELBA. Em 1959, transferiu-se para a cidade de Ilhéus, para servir a mesma Companhia.
Em 1961, fez vestibular para Direito, na Faculdade de Direito de Ilhéus, hoje Universidade de Santa Cruz, concluindo em 1965.
Ao terminar o curso abandonou tudo e voltou para Feira de Santana, como diz no provérbio popular “o bom filho volta à casa paterna”.
Logo que chegou foi trabalhar com os profissionais de Direito: Dr. Jorge Leal e Fernando Pinto de Queiroz, dois dos mais competentes nesta área, com quem aprendeu muita coisa, ou seja, tratar com dignidade as pessoas, trilhar pelo caminho da honestidade, não lesar a ninguém, ser justo com as causas abraçadas, enfim tudo de bom que a pessoa almeja possuir.
Teve também o apoio de Dr. Raymundo Pinto, presidente do Tribunal do Trabalho, de Dra. Marama Carneiro, Desembargadora, os quais compartilharam do mesmo escritório.
Seu campo de ação é com causas cíveis e direitos de família e sucessões.
Em 1967, Dr. João Durval Carneiro, prefeito na época, nomeou-o como Vice-diretor do Colégio Municipal Joselito Amorim, permanecendo até 1973.
Lecionou no Colégio Santanópolis, no turno noturno as disciplinas: Direito Usual, Economia Política e O.S.P.B. (Organização Social e Política do Brasil).
Foi Consultor Jurídico da Santa Casa de Misericórdia, Presidente do Fluminense, Consultor Jurídico da Associação Comercial, Consultor Jurídico do Clube de Campo Cajueiro e do Feira Tênis Clube.
Na política, por influência de Dr. Wilson Falcão foi candidato a Vereador e conseguiu se eleger, na época em que não havia remuneração para o cargo (1973 a 1977).
Casou-se com a Prof. Magali Ribeiro Moreira, Supervisora Estadual, com quem teve dois filhos: Daniel engenheiro químico) e Wilma (médica).
Hoje exerce a profissão como advogado, dividindo o escritório com Dr. Antônio Navarro Silva.
Recebeu a Medalha Vereador Dival Figueredo Machado. no dia 05 de novembro de 2004, em comemoração ao ‘Dia Nacional do Vereador”, outorgada pela Câmara de Vereadores de Feira de Santana.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filme do Santanopolis dos anos 60